Saúde | AM

Grupo Samel leva cápsula respiratória para hospitais do Pará

Grupo Samel
Grupo Samel
Zukka Brasil
Escrito por Zukka Brasil

O Grupo Samel, o Instituto Transire e o Governo do Pará firmaram uma parceria nesta quinta-feira, 16, para adoção da Cápsula Vanessa, desenvolvida pelas empresas amazonenses, pelos hospitais públicos e privados paraenses para o combate ao novo coronavírus.

Dez unidades da Cápsula Vanessa foram doadas ao governo paraense para servir de base para que o equipamento seja fabricado no Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR) da Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa).

“O Grupo Samel e o Instituto Transire vieram de Manaus trazendo a experiência importante que tem salvado muitas vidas lá do povo amazonense como conceito de ventilação não invasiva. Quero agradecer por ter trazido isso de forma gratuita para que nós possamos aqui, também, fazer essa experiência. Muito obrigado em nome do povo do Pará pela maneira voluntária como se somam a nós nessa luta contra o coronavírus”, disse o governador Helder Barbalho (MDB), em vídeo publicado nas redes sociais.

 

Atendendo a convite do governador paraense, que foi diagnosticado com a Covid-19, o diretor-presidente da Samel, Sr. Luis Alberto Nicolau, e o vice-presidente do Transire,

Clemilton Gomes, viajaram a Belém para apresentar a tecnologia. A reunião foi realizada na residência de Barbalho, que está em quarentena.

“A gente se sente honrado pelo convite e lhe parabeniza pela coragem com que o senhor entrou em contato diretamente comigo ontem (dia 15), mandou me apanhar hoje e às 7h da manhã já estávamos aqui”, destacou Nicolau, dirigindo-se a Barbalho.

“Temos certeza que a sua atitude vai salvar milhares de vidas paraenses. Estamos totalmente à disposição para a troca de know-how e o que quiser.”

Na semana passada, uma parceria similar foi fechada pela Samel e Transire com o Governo de Roraima, que também adotará o invento amazonense. Na ocasião, foram doadas cinco cápsulas que estão revolucionando o tratamento da Covid-19 e cinco respiradores Bipap.

Cápsula Vanessa

A cápsula Vanessa, idealizada pela equipe de Fisioterapia dos Hospitais Samel e aprimorada em parceria com o Instituto Transire, é um equipamento de proteção que permite a realização de ventilação não invasiva, que impede que as partículas de aerossol sejam dispersas no ar, protegendo a equipe de saúde e os outros pacientes.

O método tem sido eficaz no tratamento dos pacientes diagnosticados com Covid-19 nos Hospitais Samel e tem evitado a intubação orotraqueal precoce, que pode causar infecções e outros danos.