Destaque Saúde | RR

Governo realiza segunda etapa de transferência de pacientes para o Hospital de Campanha

Governo de Roraima - Transferência de pacientes do HGR para a APC | Fotos: Fernando Oliveira
Governo de Roraima - Transferência de pacientes do HGR para a APC | Fotos: Fernando Oliveira
Zukka Brasil | RR
Escrito por Zukka Brasil | RR

Saúde/RR – O governador Antonio Denarium mais uma vez mostrou a preocupação com a recuperação dos pacientes em tratamento contra a COVID-19. No final da manhã deste sábado, 20, ele acompanhou pessoalmente a segunda etapa de transferência de 13 pacientes do HGR (Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento) para a APC (Área de Proteção e Cuidados), mais conhecida como Hospital de Campanha.

Conforme o governador, estão sendo transferidos para o Hospital de Campanha, neste primeiro momento, os pacientes estabilizados, que passaram pela triagem e regulação estabelecidas pela equipe médica do HGR.

“Os pacientes que estão na UTI [Unidade de Terapia Intensiva], utilizando respiração mecânica, permanecerão no Hospital Geral. Aos poucos, vamos desafogar os atendimentos realizados aqui no Hospital [HGR]. Estou confiante de que estamos seguindo no rumo certo, atingindo o nosso objetivo que é contribuir com a recuperação dos pacientes”, acrescentou.

O titular da Sesau (Secretaria de Saúde), Marcelo Lopes, ressaltou a importância do trabalho conjunto com a equipe da Operação Acolhida [Exército Brasileiro], que está preparada para atuar na transferência dos pacientes.

“A remoção dos pacientes contou com o apoio de uma equipe médica especializada, coordenada pela Operação Acolhida, responsável pelo Hospital de Campanha. Nós, da Secretaria de Saúde, estamos fazendo essa ponte entre o HGR e a APC”, afirmou.

Lopes disse ainda que a Secretaria está em discussão permanente com a coordenação da Operação Acolhida sobre os protocolos de atendimentos, para que as transferências dos pacientes ocorram de forma tranquila.

“O Hospital de Campanha abriu com 80 leitos disponíveis. Na próxima semana, mais 172 devem estar prontos para receber mais pacientes. Conforme a demanda, a Unidade poderá dispor de até 782 leitos”, ressaltou.

Avaliação do atendimento e entrega de insumos

O governador Antonio Denarium fez questão de visitar o setor de Grande Trauma do HGR para avaliar o trabalho realizado pela equipe de saúde.

“Considero essa visita de extrema importância para mostrar que estamos preocupados com esse momento delicado pelo qual estamos passando em nossa saúde do Estado”, avaliou.

Ele assegurou que continuará tomando as medidas necessárias para a manutenção dos atendimentos com o fornecimento contínuo de materiais e medicamentos.

“Vamos continuar oferecendo as condições necessárias aos médicos para que possam realizar o melhor atendimento aos pacientes em recuperação da COVID-19. Toda semana, iremos fornecer insumos que chegarão ao Estado por meio de um avião cargueiro que fretamos para trazer todos os materiais”, enfatizou Denarium.

Com Informações de Rodrigo Santana.