Amazonas Destaque

Governo lança, na terça-feira (21/05), ferramentas para consulta pública ao Plano Plurianual 2020-2023

Escrito por Zukka Brasil

Qualidade de vida, desenvolvimento sustentável e modernização da gestão pública são as diretrizes estratégicas que nortearão o Plano Plurianual (PPA 2020-2023) do Governo do Estado pelos próximos quatro anos, a ser elaborado com a participação ativa dos cidadãos. Visando assegurar a colaboração da população, na próxima terça-feira (21/05), a Secretaria de Estado de Planejamento, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Seplancti) irá lançar ferramentas para consulta pública ao novo PPA.

De cunho presencial e online, as ferramentas a serem lançadas pela Seplancti vão permitir ao cidadão indicar três prioridades de Governo por área (Saúde, Educação, Segurança, entre outras), além de registrar novas sugestões, no período de 21 de maio a 24 de junho.

A partir da participação colaborativa da sociedade, a construção do novo PPA pretende contemplar ações voltadas à criação de emprego e renda, e ao fortalecimento das economias municipais, com a formação de arranjos produtivos para projetos de piscicultura; mineração; investimentos em infraestrutura logística para escoamento da produção; implantação de sistemas de abastecimento de água nas comunidades rurais; a valorização do servidor público; apoio à política de ciência, tecnologia e inovação; além da defesa e fortalecimento da Zona Franca de Manaus, entre outras.

O PPA é um instrumento fundamental de planejamento da administração pública que define diretrizes, objetivos e metas para um período de quatro anos. A Consulta à Sociedade, a ser realizada no período de 21 de maio a 24 de junho, é etapa essencial na construção desse projeto.

É a partir do PPA que são definidas as políticas públicas mais adequadas ao atendimento das demandas priorizadas pela sociedade, com a definição de programas e orientações estratégicas para o orçamento do Estado. É a partir do PPA que são definidas as políticas públicas mais adequadas ao atendimento das demandas priorizadas pela sociedade, com a definição de programas e orientações estratégicas para o orçamento do estado.

A elaboração do novo PPA está alinhada à Agenda 2030 Brasil – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que busca a promoção do bem-estar, qualidade e humanização no atendimento ao cidadão; a promoção do crescimento econômico sustentável e inclusivo, emprego e renda; e a melhoria dos serviços públicos.

Deixe um comentário