Destaque Educação | RR Roraima

Governo de Roraima recupera ônibus do programa Caminhos da Escola

Governo de Roraima | Foto: Ascom Seed
Governo de Roraima | Foto: Ascom Seed
Zukka Brasil | RR
Escrito por Zukka Brasil | RR

Educação/RR – Os ônibus do programa federal Caminhos da Escola estão sendo recuperados pelo Governo. Esses veículos não recebiam qualquer tipo de manutenção há anos.

Os 25 veículos adquiridos em 2013 estavam impossibilitados de realizar transporte de estudantes por estarem sem condições de uso. Alguns veículos que estavam em espaços que não pertenciam à estrutura institucional foram deslocados para a Seed (Secretaria de Educação e Desportos) e todos vão passar por manutenção.

A atual gestão conseguiu reorganizar o PAR (Plano de Ações Articuladas) e dar celeridade ao processo administrativo para utilização dos recursos do PNAT (Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar), na ordem de R$ 1.053.216,94. O processo contempla manutenção corretiva e preventiva e, na última terça-feira, 16, a Seed começou a encaminhar os ônibus para a oficina.

Os serviços incluem reparos nos bancos e janelas, nos cintos de segurança, troca de pneus, farol, bateria e tacógrafo, além de manutenção em toda a parte mecânica, polimento e higienização. Depois de estarem completamente recuperados e aptos para rodar, os veículos voltarão a atender a rede estadual de ensino.

“Em 2018, quando assumimos a secretaria, localizamos alguns ônibus em ambientes que não pertenciam à Seed. Depois de trazer os veículos para a secretaria, trabalhamos para reorganizar o PAR. Depois, fizemos o processo licitatório e agora estamos fazendo a manutenção dos ônibus para que possam voltar à sua finalidade, que é atender aos nossos alunos”, explicou a secretária de Educação e Desporto, Leila Perussolo.

CAMINHOS DA ESCOLA – É um programa do Governo Federal para ampliar e renovar a frota de veículos escolares das redes públicas de ensino brasileiras, atendendo prioritariamente estudantes de áreas rurais e ribeirinhas. Os recursos para aquisição de veículos (ônibus, lanchas e bicicletas) são disponibilizados pelo FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação).

Com informações de Mágida Azulay Khatab