Amazonas

Governo do Amazonas segue realizando convocações de aprovados em concursos públicos

Foto: Herick Pereira
Foto: Herick Pereira
Zukka Brasil | AM
Escrito por Zukka Brasil | AM

Amazonas – Desde o início de sua gestão, em janeiro de 2019, o governo Wilson Lima já realizou a convocação de mais de 5.500 aprovados em concursos públicos no estado.

Os reforços são fundamentais para a ampliação de ações nas áreas da educação, saúde, segurança pública e setor primário.

A mais recente posse ocorreu na manhã desta quinta-feira (19/11) quando 122 aprovados no concurso do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam) tomaram posse em cerimônia realizada na sede da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror).

“Enquanto tem estado demitindo e atrasando salários, o Estado do Amazonas tem garantido o pagamento em dia desses servidores, aumentando a capacidade de atendimento do Estado, porque nós convocamos policiais militares, bombeiros, professores, profissionais da área de saúde, profissionais do setor primário”, ressaltou Wilson Lima.

Empossados – Um dos empossados, o engenheiro agrônomo Diego Santos, celebrou a conquista. Natural de São Paulo, ele conta que se apaixonou por Manaus durante uma viagem a passeio feita há alguns anos e, quando surgiu a oportunidade de prestar o concurso na capital amazonense, não hesitou.

“A expectativa é grande para começar logo a atuar, conhecer a agricultura da região, que difere muito do meu local de origem. Estou bastante contente de estar aqui hoje. Vamos atender diretamente o produtor rural, e acho que a maioria das pessoas que faz agronomia gosta realmente disso: ir à campo, diretamente ligado ao produtor rural, é mais uma missão que uma profissão”, avalia.

A posse também foi um marco na vida da engenheira florestal Nadiele Pacheco, que teve toda sua trajetória profissional interligada ao Idam. Funcionária da pasta há 13 anos, onde começou como estagiária, ela não esconde a emoção por dar um novo passo, agora como concursada, e exalta a missão de levar melhores condições aos produtores rurais.

“É um momento muito especial, de fato eu estou muito emocionada. O Idam é a segunda casa do agricultor familiar, ele precisa diuturnamente da gente. Nós queremos levar de fato a assistência técnica, principalmente o desenvolvimento rural para o estado do Amazonas”, diz.

Atuação – Além dos 122 empossados nesta quinta-feira, outros 105 nomeados para o concurso realizado entre 2018 e 2019 devem receber posse até o dia 17 de dezembro, totalizando 227 novos servidores do Idam, que serão distribuídos entre as 66 unidades do Idam no estado, reforçando e ampliando as ações de apoio ao setor primário em todo o Amazonas.

De acordo com o diretor-presidente da pasta, Valdenor Cardoso, os reforços ajudarão no desenvolvimento de ações como cadastro de agricultura familiar, licenciamento ambiental, o projeto de regularização ambiental, crédito rural, dentre outros.

“São todas essas ações que vão gerar dinâmica para o interior, emprego e renda, ou seja, o governador Wilson Lima está dando uma atenção especial para o interior”, destacou o diretor-presidente.