Saúde | AM

Governo do Amazonas prepara plano de distribuição de vacina contra o Covid-19

Covid-19 Wilson Lima Governo do Amazonas Vacinação | Foto: reprodução
Covid-19 Wilson Lima Governo do Amazonas Vacinação | Foto: reprodução
Zukka Brasil | AM
Escrito por Zukka Brasil | AM

Saúde/Am – O governador Wilson Lima (PSC) participou, nesta terça-feira (08), de uma reunião por videoconferência com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, e governadores dos demais estados para tratar sobre o andamento das aquisições das vacinas contra a coronavírus (covid-19).

Wilson avaliou a reunião como positiva e destacou que seu governo tem preparado uma estrutura para a distribuição de vacina, conforme os critérios técnicos estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

“Foi uma reunião positiva porque trouxe tranquilidade para os governadores com a informação de que já há um plano logístico de distribuição de vacinas e compra de insumos, como seringas”, disse.

De acordo com o governador, o plano está sendo montando junto com a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM) e Secretaria de Saúde (SES-AM).

Durante a reunião, Pazuello frisou que o ministério será responsável pela coordenação do plano de distribuição de vacinação no país.

No entanto, Wilson Lima enfatizou que essa responsabilidade deve colaborar para a boa condução dos trabalhos.

“É o Governo Federal que tem que de fato ter essa responsabilidade para fazer essa distribuição para todos os estados, ainda mais nesse momento difícil pelo qual vários estados passam por dificuldades financeiras e não é qualquer estado que tem condições de dispor de recursos para compra de vacinas”, completou.

Negociações

Segundo Pazuello, existem três negociações do governo federal para aquisição de vacina: Instituto Butantan, Pfizer e AstraZeneca.

Todas estão na terceira fase de testes e devem passar pela avaliação da Agência de Vigilância em Saúde (Anvisa), que deve ser feita em até 60 dias