Amazonas

Governo do Amazonas entrega mais de 129 mil alevinos para piscicultores do interior do Estado

SEPA Governo do Amazonas Alevinos piscicultores município do Amazonas
Foto: Divulgação/Sepror
Escrito por Zukka Brasil | AM

A Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), por meio da Secretaria Executiva de Pesca e Aquicultura (Sepa), entregou, nos municípios de Manaquiri, Rio Preto da Eva e Parintins, mais de 129 mil alevinos das espécies Tambaqui e Pirapitinga para 55 piscicultores.

As doações ocorreram na sexta-feira (09/07), em Manaquiri, com a entrega de 50 mil alevinos de Tambaqui, e em Rio Preto da Eva, com a doação de cerca de 60 mil alevinos de Tambaqui e 6 mil de Pirapitinga. Na quinta-feira (08/07), foram entregues 13 mil alevinos de Tambaqui em Parintins.

Segundo o gerente do Centro de Tecnologia, Treinamento e Produção em Aquicultura (CTTPA), coordenado pela Sepror, Mário Baracho, entre janeiro a maio deste ano, foram entregues mais de 430 mil alevinos entre Tambaqui e Pirapitinga, visando fomentar a atividade da piscicultura e beneficiar as famílias dos produtores rurais.

“Entregamos alevinos saudáveis e com qualidade genética para os produtores rurais, nisso, eles vão garantir uma boa produtividade, tanto para o consumo próprio, e, também, para a comercialização, garantindo a renda do piscicultor”, ressaltou Mário.

No dia 23 de junho, foram entregues 26 mil alevinos para produtores rurais de Manaus. Em Iranduba, no dia 24 de junho, foram entregues 75 mil alevinos. E os piscicultores do município de Presidente Figueiredo receberam mais de 50 mil alevinos, totalizando mais de 160 mil alevinos entregues, para o fomento da piscicultura.

CTTPA – O Centro de Tecnologia, Treinamento e Produção em Aquicultura, situado no distrito de Balbina, em Presidente Figueiredo, é uma unidade de referência em reprodução de espécies de peixes nativos, com destaque para o Tambaqui, Matrinxã e Pirapitinga. Além de reprodução, o Centro desenvolve estudos de melhoramentos genéticos e de aprimoramento dos sistemas produtivos dessas espécies.