Destaque Saúde | AM

Governo do Amazonas amplia reformas em Caics de Manaus

Governo do Amazonas Caics SES-AM
Foto: Divulgação
Escrito por Zukka Brasil | AM

A revitalização de cinco Centros de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (Caic) em Manaus avança, e a reformulação das unidades vai possibilitar ampliar o atendimento especializado em pediatria para crianças e adolescentes. Com a mudança, a rede passará a se chamar Caic+Especialidades. A previsão é reinaugurar a primeira unidade revitalizada já em novembro.

“Todo esse conjunto de ações faz parte do nosso programa Saúde Amazonas. Há uma importância muito grande no funcionamento dessas unidades de saúde que atendem um público muito específico, que é a pediatria. As obras civis estão sendo concluídas, e nós estamos ampliando a quantidade de especialidades, por isso é o Caic+”, explicou o governador durante vistoria que fez ao Caic Dra. Maria Helena Freitas de Góes, uma das unidades que estão sendo revitalizadas, no bairro Novo Israel, zona norte da capital.

O projeto de modernização das unidades está avançando. O primeiro a ser entregue no novo formato, o Caic Ana Braga, será reinaugurado em novembro. Outras duas unidades estão em fase final de adequação, após serem reformados, e as outras duas com obras em andamento.

As cinco unidades, juntas, devem ofertar 9,6 mil consultas médicas ao mês, com 6,4 mil consultas especializadas e 3,2 mil em pediatria geral, favorecendo a redução gradativa e finalização das filas de espera para atendimento em subespecialidades pediátricas, além da reorganização das linhas de cuidado para doenças crônico-degenerativas nessa faixa etária.

Caic+Especialidades — A reorganização da rede assistencial em pediatria é uma das ações do Programa Saúde Amazonas, por meio do Projeto Criança Amazonas, executado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), e visa aumentar o leque de especialidades ofertadas nessas unidades, bem como ampliar a faixa etária dos Caics para o público adolescente, com até 17 anos.

“O Caic+Especialidades vem a partir da necessidade de reorganização da rede assistencial, quando nós olhamos para a fila de espera do sistema de regulação e temos uma demanda expressiva para atendimento especializado em pediatria”, explicou Márcia Murad, secretária executiva adjunta de Assistência Especializada da SES-AM.

Ela esclarece que serão ofertadas cinco especialidades na nova versão do Caic: neurologia, psiquiatria, ortopedia, pneumologia e endocrinologia.

“A gente está em articulação para outras especialidades. No decorrer do próximo ano essa organização vai favorecer que outras especialidades venham compor o serviço”, informou Murad.

Referência – O Caic+ Especialidades Ana Braga, com previsão de ser reinaugurado em novembro, será a unidade referência para neuropediatria com ênfase na reabilitação neuromotora. A previsão é de que somente nesta unidade sejam realizados 3.040 atendimentos especializados e de pediatria geral.

O Caic Ana Braga não era reformado há mais de 10 anos – a última intervenção no local ocorreu em 2009. As reformas são fruto da parceria entre a SES-AM, o Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS), que destinou R$ 479.904,70 para as obras, e a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Região Metropolitana de Manaus (Seinfra), executora das obras.

Também serão oferecidos no Caic+Especialidades Ana Braga serviço de apoio diagnóstico em neurologia, triagem neonatal, apoio terapêutico multidisciplinar em nutrição; psicologia; fisioterapia e fonoaudiologia com ênfase na estimulação precoce e reabilitação neuromotora para crianças e adolescentes com sequelas neurológicas; além dos exames de eletrocardiograma e eletroencefalograma.

Atendimentos — A unidade já está realizando atendimentos em endocrinologia para pacientes encaminhados do Caic Afrânio Soares, que teve as atividades suspensas para início das obras de reforma. Os pais desses pacientes e também dos que estão em reabilitação neuromotora relatam melhorias no atendimento, na estrutura e no benefício de ter serviços especializados concentrados em um único lugar.

“Nós éramos atendidos no Caic Afrânio Soares, e como lá entrou em reforma, fomos referenciados para o Caic Ana Braga, que já está recebendo alguns atendimentos. Nosso atendimento foi muito acolhedor por toda a equipe, aqui tem excelentes profissionais, e eu já consigo ver bons resultados no tratamento do meu filho. Já tínhamos vindo aqui antes, com a reforma ficou bem melhor”, declarou a enfermeira Priscila Soares.

A comerciante Fernanda Neves, que também levou seu filho para atendimento com a endocrinologista do Afrânio Soares, ficou contente ao chegar na unidade toda reformada.

“Eu fiquei surpresa chegando aqui com a maravilha que está, o Caic muito bem apresentado. O conforto está muito legal, o atendimento. A gente veio atrás da nossa médica, que nos atende no Caic que está em reforma, mas a gente está sendo muito bem atendido aqui”, disse.

O neto de Antônio Muniz realiza atendimento no Caic Ana Braga há mais de dois anos. A criança precisa de diversos atendimentos especializados e, por conta disto, o avô considera essencial concentrar esses serviços na unidade.

“Meu filho precisa de fisioterapeuta, de profissionais como pediatra, neuro, pneumologista, acompanhamento com médico cardiologista. São várias especialidades que ele precisa, então tudo se concentra aqui e facilita muito para a gente. Um trabalho desse aqui é essencial estando só em um local, se torna muito mais viável para qualquer pessoa que precisa e qualquer paciente, principalmente para as crianças”, comentou.

Iniciativa — O projeto Criança Amazonas contempla ainda a revitalização e a reorganização da assistência de mais quatro Caics: Caic Alberto Carreira, no bairro Compensa, zona oeste, que está em fase de estruturação; Caic Dra. Maria Helena Freitas de Góes, no bairro Novo Israel, na zona norte, em fase de estruturação; Caic Dra. Josephina de Mello, no bairro Colônia Oliveira Machado, na zona sul, com obras sendo finalizadas; e Caic Dr. Afrânio Soares, com as obras em andamento. Essas unidades têm previsão de inauguração para o início de 2022.