Amazonas Destaque

Governador Wilson Lima anuncia medidas para reforçar assistência em saúde e educação em Codajás

Governador Wilson Lima em Codajás no Amazonas | Foto: Herick Pereira / Secom
Governador Wilson Lima em Codajás no Amazonas | Foto: Herick Pereira / Secom
Escrito por Zukka Brasil | AM

O governador do Amazonas, Wilson Lima, anunciou, nesta sexta-feira (07/05), a instalação de uma miniusina de oxigênio para reforçar o serviço de assistência à saúde em Codajás (distante 240 quilômetros de Manaus).

Durante visita ao município, ele entregou computadores, que beneficiarão estudantes e professores da rede estadual de ensino, e anunciou a conclusão de um Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti).

A miniusina está em processo de instalação no Hospital Regional de Codajás e tem capacidade para produzir 10 metros cúbicos por hora de oxigênio. Com isso, Codajás se tornará autossuficiente na produção do insumo medicinal, podendo, inclusive, auxiliar outros municípios que necessitarem do abastecimento de oxigênio.

A estrutura é uma doação da UniãoBR, movimento voluntário da sociedade que atua para fortalecer o combate aos efeitos da pandemia do novo coronavírus no Brasil.

“Nós entregamos uma miniusina de oxigênio para o hospital. Com isso, essa unidade vai ter autossuficiência na produção e não vai mais ficar dependendo da capital para trazer cilindros”, destacou Wilson Lima.

Educação – No município localizado na calha do Solimões, Wilson Lima entregou 49 notebooks que serão disponibilizados para os alunos de 5° a 9° ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual (E.E) Costa e Silva.

A entrega dos equipamentos faz parte do projeto Educação 4.0, desenvolvido em parceria com o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM). Com isso, os estudantes poderão ter acesso aos recursos do programa Aula em Casa.

O Ceti que está em construção no município contará com salas de aula equipadas com o sistema Google. A obra deverá ser entregue no mês de outubro deste ano e beneficiará mais de 2 mil estudantes.