Segurança | RR

Governador recebe ouvidor nacional de Direitos Humanos

Visita do Ministério direitos humanos. Foto: Fernando Oliveira
Visita do Ministério direitos humanos. Foto: Fernando Oliveira
Escrito por Zukka Brasil | RR

O governador Antonio Denarium recebeu nesta segunda-feira (12) a visita do ouvidor nacional de Direitos Humanos, Fernando César Pereira Ferreira.

No encontro foi tratada a possibilidade de futura cooperação e eventual encaminhamento das denúncias decorrentes do Disque 100 e do Ligue 180, referentes a violações para o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.

Segundo o governador, foi apresentada uma proposta de sistema de monitoramento e acompanhamento de garantia dos públicos vulneráveis, como crianças, adolescentes, idosos, reeducandos e mulheres.

“Recebemos a comitiva do Ministério, onde tratamos ações para trabalhar conjuntamente em defesa dos direitos humanos, protegendo mulheres, crianças, adolescentes e idosos de todo tipo de agressão e crime, inclusive com um sistema integrado com o Ministério para que as ações e denúncias sejam encaminhadas o mais rápido possível”, ressaltou.

Segundo o ouvidor, a visita busca coordenação, controle e o célere andamento das medidas de proteção e de responsabilização, para o enfrentamento e interrupção de tais violações.

“O governador nos recepcionou com informações sobre várias políticas públicas que o Estado vem implementando, ferramentas como a Delegacia da Mulher e a Casa da Mulher brasileira e observamos o cuidado e o carinho que os grupos vulneráveis são tratados em Roraima. Estamos buscando essa integração objetivando um fluxo de encaminhamento mais assertivo, com uma política pública ainda mais eficiente, principalmente nesse Estado, que enfrenta características específicas como os refugiados e imigrantes da Venezuela, que geram uma demanda ainda maior”, explicou.

Também participaram do encontro o secretário-chefe da Casa Civil, Flamarion Portela; a secretária do Bem-Estar Social, Tânia Soares; a ouvidora geral do Estado de Roraima, Katia Marreiro; secretário de saúde, Airton Cascavel; o secretário do índio, Marcelo Pereira e o secretário de Governo Digital, Paulo Torres, além do secretário de Justiça Cidadania, André Fernandes.

Com informações de Raisa Carvalho