Destaque Segurança | RR

Governador anuncia para setembro próxima fase do concurso público da PMRR

Fotos: Fernando Oliveira
Zukka Brasil | RR
Escrito por Zukka Brasil | RR

Roraima – A terceira fase do concurso público da PMRR (Polícia Militar de Roraima), ocorrido em 2018, será realizada nos dias 4, 5 e 6 de setembro.

O anúncio foi feito nesta terça-feira, 28, no Palácio Senador Hélio Campos pelo governador Antonio Denarium, acompanhado do deputado federal Ottaci Nascimento e dos deputados estaduais Jânio Xingu e Renan Filho e na presença de todos os candidatos já aprovados em fases anteriores, que aguardavam a continuidade do certame.

De acordo com o governador, a realização de todas as etapas é um compromisso do Governo de Roraima e deve ocorrer normalmente até o fim deste ano.

“Valorizando todos os concurseiros, estamos anunciando aqui em primeira mão o início da terceira fase do concurso da Polícia Militar, que são os exames técnicos psicológicos para os dias 4, 5 e 6 de setembro. Finalizando essa etapa, será feita a investigação social. Logo após, pretendemos dar início ao curso de formação dos policiais aprovados para a primeira semana de 2021”, destacou.

Para Lucas Barreto, membro da comissão dos concurseiros de Roraima, o momento do anúncio era bastante aguardado por todos os integrantes.

“Durante dois anos, aguardávamos por uma data provável da homologação do concurso público. Quem é concurseiro sabe que você só tem o direito certo e garantido após a homologação do concurso. Era isso que nós buscávamos, o direto de um dia tomar posse do nosso concurso. Hoje, recebemos em primeira mão do governador a notícia que até o fim do ano serão cumpridas todas as etapas e também a homologação do concurso da PM”, pontuou.

Denarium também conversou com representantes da comissão de concurseiros, que solicitaram a retificação do subitem, 2.5 do edital, com abertura para o cadastro de reserva.

“Recebemos também a comissão dos concurseiros que nos solicitaram a retirada do subitem 2.5, que trata sobre a classificação no cadastro de reserva. Imediatamente repassamos o pedido para a PGE [Procuradoria Geral do Estado], que vai fazer uma avaliação jurídica referente à possibilidade de retificação. Então, aguardaremos um posicionamento da PGE para saber se é possível, ou não, retirar o subitem em questão. Nosso objetivo é atender a todos que realizaram o concurso da Polícia Militar”, declarou.

Subitem 2.5 do edital

De acordo com o edital, o candidato classificado na 1ª etapa (prova objetiva) que figurar a partir da posição imediatamente subsequente à expressa na tabela disposta no subitem 2.4, dentro de sua respectiva região, não terá classificação alguma no certame e estará eliminado do concurso. Como parte integrante da comissão que busca a retificação do subitem 2.5, Rogelma Rodrigues disse acreditar que tudo será feito dentro da legalidade.

“Primeiramente, quero agradecer a sensibilidade do governador, pois sabemos que essas questões de retificação precisam ser feitas dentro da legalidade. Não há inconstitucionalidade para a retificação de um edital com o concurso em andamento. Dessa forma, estamos buscando o entendimento entre os poderes. Saímos daqui hoje satisfeitos pela sensibilidade, tanto do Executivo quanto da Procuradoria”, disse.

Rogelma acrescentou que confia na análise jurídica da PGE.

“Agora nossa causa vai passar pelo setor jurídico da PGE, onde será feito uma análise minuciosa para que não haja nenhuma ilegalidade, não fira o princípio da impessoalidade. Acreditamos na retificação subitem 2.5, tanto que já chegamos até aqui e contamos exatamente com a divulgação do cronograma dos aprovados para que, o quanto antes, assumam a academia e com isso o suposto cadastro de reserva venha tomar as vagas conforme a oportunidade e conveniência do Estado”, confiou.

Linha do tempo concurso da PMRR

Maio/2018: PMRR publica o edital do certame com 400 vagas para o Cargo de Soldado PM 2ª Classe do Quadro de Praças Combatentes da Polícia Militar QPCPM.

Agosto/2018: As datas das inscrições e a data da realização da prova objetiva são alteradas. As inscrições, que seriam realizadas nos meses de maio e junho de 2018, passaram para o mês de outubro. A prova objetiva estava marcada para o dia 24 de agosto, mas foi remarcada para 9 de novembro.

Fevereiro/2019: Durante entrevista coletiva, o Governo estadual anunciou o cancelamento do certame para buscar equilíbrio das contas públicas. Além do concurso da PMRR, a suspensão pelo Governo também atingiu os concursos da PCRR (Polícia Civil de Roraima), Setrabes (Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social), e da Sejuc (Secretaria de Justiça e Cidadania).

Fevereiro/2019: Os candidatos que prestaram o concurso fazem protestos e, dois dias depois do cancelamento, o governador de Roraima começa a analisar a situação do certame.

Junho/2019: O governador Antonio Denarium anuncia que o concurso PMRR continuaria vigente, no entanto, não foi divulgada nenhuma retificação do edital.

Julho/2019: É finalmente divulgado o Edital nº 009/2019, oficializando a revogação de suspensão do concurso da PMRR, além da troca de banca organizadora. Antes, a instituição responsável era a UERR (Universidade Estadual de Roraima), agora, passa a ser a UFRR (Universidade Federal de Roraima).

O concurso da PMRR

As 400 vagas do concurso da PMRR foram divididas entre 340 para o sexo masculino e 60 para o sexo feminino. O certame tem 4 etapas, especificadas abaixo:

1ª Etapa: Prova objetiva eliminatória e classificatória – concluída;
2ª Etapa: Exames médicos, odontológicos, toxicológicos, e o de aptidão física, eliminatório – concluída;
3ª Etapa: Avaliação psicológica – eliminatório;
4ª Etapa: Investigação social – eliminatório.

Cronograma

2019
29/11 – Resultado preliminar dos exames médicos, odontológicos e toxicológicos;
2 a 4/12 – Interposição de recurso contra o resultado preliminar;
20/12 – Resultado definitivo dos exames médicos, odontológicos e toxicológicos;

2020
8/01 – Publicação do edital específico de convocação para a etapa de aptidão física;
15/03 a 30 – Exames físicos dos candidatos aprovados na etapa anterior;
11/05 – Resultado preliminar dos exames de aptidão física;
12 a 14/05 – Interposição de recurso contra o resultado preliminar;
16/06 – Resultado definitivo de aptidão física;
30/06 – Publicação do edital de convocação para avaliação psicológica dos candidatos aprovados no exame de aptidão física;
21/07 – Resultado preliminar dos exames psicológicos;
22 a 24/07 – Interposição de recurso contra o resultado preliminar;
05/08 – Resultado definitivo da avaliação psicológica.