Destaque Saúde | AM

Gestores da Susam e UEA reúnem-se para reforçar ações integradas visando o fortalecimento da saúde

Fotos: Divulgação/Susam
Fotos: Divulgação/Susam
Zukka Brasil | AM
Escrito por Zukka Brasil | AM

Saúde/Am – Gestores da Secretaria de Estado de Saúde (Susam) e da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) reuniram-se, nesta segunda-feira (24/8), para o alinhamento de metas visando o fortalecimento das ações integradas com o objetivo de fortalecer a saúde em todo o estado, aliando ensino, pesquisa e a prática acadêmica. O encontro ocorreu na sede da Escola Superior de Saúde da UEA, na avenida Castelo Branco, bairro Cachoeirinha.

De acordo com o secretário interino de Saúde, Marcellus Campêlo, a parceria com a UEA tem um potencial muito grande de cooperação. Segundo ele, essa parceria vai se refletir em serviços à população, por meio de estudantes, residentes, médicos e demais profissionais envolvidos na prestação de serviços, nesse novo momento da saúde, no Amazonas.

“A rede de saúde tem muito a ganhar com a parceria da UEA porque teremos residentes nas unidades de saúde, projetos de inovação tecnológica apoiados pelo Una-Sus (Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde), estudos que acabaram de ser apresentados como defesas acadêmicas e que já poderão ser colocados em prática, como por exemplo, o monitoramento das mulheres com possibilidade de desenvolver o câncer de colo de útero. Há outras ações que estão sendo desenhadas como a UEA, por exemplo, assumir a gestão acadêmica do Hospital Universitário Francisca Mendes, que é a Fundação do Coração do Estado do Amazonas”, disse o secretário.

O encontro faz parte de uma série de ações para a reestruturação da saúde do Estado, que contempla a reorganização da rede e ampliação dos serviços oferecidos, modernização da gestão administrativa, fortalecimento da estrutura de controle da secretaria e redução do número de pessoas em espera por atendimentos ambulatoriais, cirurgias eletivas, exames e consultas com especialistas.

O reitor da UEA, Cleinaldo Costa, afirma que esse é um momento histórico e que a Universidade está pronta para colaborador nesse cenário, fortalecendo o ensino e a assistência na capital e no interior, e melhorando a qualidade de vida e de saúde da população.

“Em um primeiro momento, [a parceria] beneficia a própria população por conta de um ensino e de uma assistência de melhor qualidade, ao mesmo tempo que também favorece o aparelho formador à medida em que qualifica melhor as nossas alunas e alunos, as nossas residentes e os nossos residentes. É um momento muito importante e a gente agradece o apoio do secretário Marcellus Campêlo por iniciar essa parceria junto conosco”, acrescentou o reitor.

Reformulação da secretaria – O plano de reestruturação da Secretaria de Estado de Saúde prevê, entre outras medidas, a modernização da rede, tornando as ações administrativas mais efetivas, melhorando as estruturas físicas e de equipamentos e promovendo a valorização do quadro de pessoal.