Gestão de Wilson Lima inaugura seu oitavo Ceti no Amazonas

Wilson Lima Ceti Governo do Amazonas SEDUC
Foto: Diego Peres

O governador Wilson Lima inaugurou, nesta segunda-feira (29/11), o Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) Dariana Correa Lopes, no Conjunto Viver Melhor, no bairro Lago Azul, zona norte de Manaus. Este é o oitavo Ceti entregue na gestão. Até o primeiro semestre de 2022, mais cinco escolas do modelo serão inauguradas no interior.

“Estamos dando mais um passo importante para a pavimentação de um futuro seguro para nossas crianças. Não existe caminho mais seguro que a educação, e desde que assumi o governo, em 2019, trabalhamos para dar condições para que o aluno possa ter melhor aproveitamento na sala de aula, e que os professores tenham estrutura e condições de trabalho”, afirmou.

O novo Ceti é a maior estrutura física da educação básica do Amazonas, tendo sido construído com recursos do Governo do Estado e do Programa de Aceleração do Desenvolvimento Educacional do Amazonas (Padeam), financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Ao todo, foram cerca de R$ 20 milhões. A escola foi batizada com o nome da professora Dariana Correa Lopes, que faleceu em abril deste ano por complicações da Covid-19.

Iniciada em maio de 2020, a obra durou um ano e seis meses. A escola possui capacidade para mil alunos. São 7,7 mil metros quadrados, divididos entre salas de aula, laboratórios, salas de recreação, piscina, campo de futebol, quadra de esportes, subestação, estacionamento, refeitório, auditório, pátio coberto, pórtico, guarita e estação de tratamento de esgoto.

“Vou aproveitar muito. Para mim, vai melhorar porque eu gosto de jogar futebol e nem todas as escolas dão essa oportunidade para a mulher. Aqui também tem sala de informática, teatro. Na minha outra escola não tinha metade disso”, salientou a estudante Nayane da Silva, 17 anos, do primeiro ano.

O Ceti Dariana Lopes está situado na área do antigo Monte Horebe, reintegrado em fevereiro de 2020.

“Esse Ceti faz parte de um total de 13 centros de educação de tempo integral construídos por meio do Padeam. Em 2022, no primeiro semestre, o governador entregará mais cinco, em Tabatinga, Eirunepé, Boca do Acre, Fonte Boa e Codajas”, antecipou Kuka Chaves, secretária de Educação e Desporto.