Gás natural apresenta recorde de consumo no Amazonas em 2019

gás natural CIGÁS
gás natural CIGÁS

Em outubro, o consumo de gás natural no Amazonas aumentou 4% em relação ao mês anterior, atingindo um volume comercializado médio de 5.011.697 m³/dia, o maior de 2019.

A variação ocorre pelo aumento conjunto do volume distribuído a todos os segmentos contemplados no estado: térmico, industrial, comercial, veicular e residencial, que somam um total de 642 unidades consumidoras.

Uso do gás natural apresenta recorde de consumo no Amazonas em 2019
Uso do gás natural apresenta recorde de consumo no Amazonas em 2019

Principal consumidor do gás natural, o segmento termoelétrico apresentou um aumento de 4% em relação ao mês anterior, em decorrência do consumo nas usinas termoelétricas instaladas na capital e no interior.

Em seguida, a indústria foi a principal responsável pelo aumento do consumo não termelétrico, com volume de 110.021 m³/dia destinado a 46 empresas.

Nos postos, o gás natural veicular (GNV) apresentou, em outubro, volume distribuído superior ao mês anterior em 2%. O período corresponde ao primeiro mês de vigência da Campanha “Faça a Conta. Use GNV!”, que incentiva motoristas a adaptarem o veículo ao combustível com bônus de R$ 4 mil.

Em plena ampliação, o segmento comercial apresentou alta de 13% em relação a setembro. Já são 88 pontos comerciais atendidos em Manaus, entre eles restaurantes de três shoppings, hotéis, lavanderias, entre outros estabelecimentos.

A Companha de Gás do Amazonas (Cigás) possui contratos para atender mais 174 unidades consumidoras comerciais nos próximos meses.

Já o segmento residencial ampliou em 36% o volume distribuído no mês, após o início do atendimento aos condomínios Riviera Francesa, no Parque Dez de Novembro, e Casablanca, no Conjunto Vieiralves.

No total, 489 unidades habitacionais de Manaus já usufruem das vantagens do gás natural, e outras 1.171 serão interligadas nos próximos meses.