Destaque Saúde | AM

FVS-RCP: Transmissão de Covid-19 é de risco moderado no Amazonas

FVS-RCP Transmissão Covid-19 Amazonas
Foto: ROBERTO CARLOS
Escrito por Zukka Brasil | AM

A transmissão de Covid-19 no Amazonas é de risco moderado, permanecendo na fase 3 (laranja), com redução na média diária de casos confirmados da infecção e de ocupação de leitos por pacientes com a doença no estado. A atualização consta no Boletim Epidemiológico da Covid-19 no estado, divulgado nesta segunda-feira (30/08), e publicado pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP).

Conforme o boletim epidemiológico, houve redução de 52% da média diária de casos confirmados de Covid-19 no Amazonas, sendo de 60% na capital e 21% no interior do estado. Outro indicador de avanço no combate à Covid-19, nos últimos 14 dias, é a redução de 32% no número de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ocupados por pacientes com a infecção nos hospitais da rede pública de saúde. Já a média diária de óbitos é de 5,7 por dia no estado.

O diretor-presidente da FVS-RCP, Cristiano Fernandes, aponta que os indicadores atualizados da Covid-19 no estado refletem o avanço da vacinação contra a infecção no Amazonas.

“Estamos vacinando adolescentes com 12 anos ou mais e realizando mutirões com resultados positivos para cobertura vacinal contra Covid-19. Por isso, sempre voltamos a lembrar da importância das pessoas buscarem as doses de imunizante contra o novo coronavírus”, afirma.

Outra redução identificada é da taxa de incidência da infecção. De julho para agosto deste ano, houve redução de 51% em maiores de 60 anos; de 64% em pessoas com idade entre 20 e 59 anos; e de 48% em menores de 20 anos.

“Durante todo o período da pandemia, a taxa de incidência de Covid-19 foi maior em pessoas com mais de 60 anos. No entanto, com o avanço da vacinação, houve essa redução na incidência de casos”, destaca Daniel Barros, assessor da Sala de Situação de Saúde do Amazonas/FVS-RCP.