Saúde | AM

FCecon recebe doação de aparelho utilizado no tratamento de feridas

Gaac fcecon
Gaac fcecon
Zukka Brasil
Escrito por Zukka Brasil

A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon) recebeu, na última quinta-feira (25/07), a doação de um aparelho
de laser de baixa intensidade utilizado no tratamento da dor e de diversos tipos de feridas.

O equipamento foi doado pelo Grupo de Apoio à Criança com Câncer (Gaac) à Comissão de Cuidados com a Pele (CCP) da unidade hospitalar.

Conforme o enfermeiro estomaterapeuta responsável pela CCP, Ricardo Sérgio Xavier Pinto, as feridas acometem todo tipo de paciente, sejam homens, mulheres ou crianças. Ele explicou que elas também são comuns em pacientes colostomizados – utilizam bolsa de colostomia para eliminação das fezes. “Isso ocorre porque esse paciente apresenta dermatite de contato devido a complicações pós-cirúrgicas. Assim, o laser ajuda no tratamento e cicatrização das feridas”, explicou.

Antes, segundo o enfermeiro estomaterapeuta, a Comissão utilizava o mesmo aparelho do Serviço de Fisioterapia. “Agora, teremos um aparelho exclusivo para o setor. Atualmente, o serviço atende em média 1.150 pacientes ao mês. Desse total, 50% serão beneficiados com o equipamento. A doação do laser nos possibilitará ampliar o número de atendimentos”, comemorou.

Para a diretora assistencial do Gaac, Joicy Loureiro, ao fazer a doação, não somente as crianças do grupo serão atendidas, mas todos os pacientes da Fundação. Ela explicou que a necessidade do uso do aparelho foi levada ao Gaac, que, imediatamente, foi apresentada à diretoria. “A mesa diretora acatou a solicitação e realizou a compra do laser. Acreditamos que a doação irá melhorar o serviço prestado ao paciente. Estamos todos felizes, voluntários e funcionários”, pontuou.