ESPECIAL PUBLICITÁRIO

Falta de higiene na boca pode trazer doenças sérias para todo o corpo

Saúde Bucal Hapvida
Foto: Dilvugação
Escrito por Zukka Brasil | AM

A cavidade oral é a principal porta de entrada para o interior do corpo. A boca é uma área em contato com o meio externo. Diversos sinais de doenças sistêmicas podem ser encontrados na boca, como as doenças hematológicas e endócrinas, e que o diagnóstico precoce pode acontecer através do cirurgião dentista.

Muitos micro-organismos presentes na cavidade bucal, podem gerar doenças sistêmicas graves, como a endocardite bacteriana (doença que afeta o coração e pode levar a consequências severas).

O cirurgião dentista do Sistema Hapvida, Paulo Mourão, explica quais são os principais passos para manter uma saúde bucal saudável.

“A cavidade bucal possui várias estruturas, tais como língua, mucosa jugal (bochecha), palato (céu da boca), lábios, gengivas e dentes. Então se não houver saúde bucal, não há saúde sistêmica. Portanto, os cuidados básicos de higiene oral como escovar os dentes de forma correta, usar o fio dental, utilizar enxaguante bucal, ter uma alimentação mais saudável que proporciona dentes bem cuidados e uma saúde oral adequada evitando diversos problemas”.

Ele também destaca como identificar os problemas mais graves, relacionados aos dentes, e como procurar ajuda emergencial, em casos de extrema urgência.

“Os principais problemas relacionados aos dentes são a cárie, doenças periodontais podendo ser causadas devido a uma higiene inadequada ou mesmo associado a fatores extrínsecos, podendo gerar abscessos odontológicos, se não tratados, podem evoluir para uma celulite e posteriormente a uma angina e levar a óbito o paciente. Quando acontece uma emergência médica ligada ao meio bucal, orienta-se sempre à procura de um serviço especializado, e ao mesmo tempo acionar o SAMU para que haja a entrada hospitalar o mais rápido possível, pois quanto mais rápido, maior a chance de sucesso”.

Aprovado pelo Senado e instituído por lei em 2002, o Dia Nacional da Saúde Bucal é celebrado no dia 25 de outubro. A data, que também é o Dia do Dentista, chama a atenção para a importância de se manter a saúde bucal com prevenção e visitas regulares ao dentista, já que a boca desempenha importantes funções que repercutem na saúde do organismo na totalidade.