Boa Vista Roraima

Extensão de 3 mil metros de rede de água no bairro São Bento em Boa Vista

Extensão de rede São Bento. Foto: Caer/Ascom
Extensão de rede São Bento. Foto: Caer/Ascom
Zukka Brasil | RR
Escrito por Zukka Brasil | RR

O trabalho de ampliação no fornecimento de água na capital teve continuidade nesta segunda-feira, 28, pela Caer (Companhia de Águas e Esgotos de Roraima) com o início dos serviços de extensão de rede de 3 mil metros no bairro São Bento.

“Sabemos que o São Bento iniciou por meio de invasão e as pessoas que ocuparam o bairro fizeram várias ligações fora do padrão da companhia. Atualmente, as ligações de água das residências são feitas por meio de um cano de 25mm, que compromete o abastecimento. Além disso, identificamos também um grande número de ligações irregulares”, explicou o presidente da Caer, James Serrador.

De acordo com Serrador, o foco da gestão da Caer é buscar alternativas para solucionar definitivamente o problema da falta de pressão da água no bairro São Bento.

“Só neste primeiro dia, foram feitos 400 metros de rede, que vai atender diretamente 50 residências. A obra vai mudar toda a encanação para o padrão da Caer, que é de 60mm, e fazer as ligações domiciliares no padrão correto”, disse.

Maria Aramides dos Santos, moradora do bairro São Bento há 10 anos, externou sua satisfação de ver a obra.

“Moro aqui desde a invasão e estou muito satisfeita de ver a Caer preocupada e buscando melhorar o fornecimento de água. Melhora a água e nossa qualidade de vida”, afirmou.

Após a conclusão da rede, a Gerência Comercial da empresa iniciará o cadastramento das famílias para regularizar as ligações. A partir disso, o serviço já começa a ser oferecido e as famílias passam a ter acesso à água tratada e de qualidade, seguindo os parâmetros específicos ao consumo humano determinados pelo Ministério da Saúde.

MAIS INVESTIMENTOS – Somente em 2020, a Caer reforçou o fornecimento de água em 100 mil litros por hora na região que abrange os bairros São Bento e Aracelis Souto Maior com a perfuração de três poços artesianos. Cada poço perfurado na região tem capacidade de fornecimento de 40 mil litros/hora.