Educação | RR Roraima

Expo CIEE, A feira reúne jovens estudantes de forma on-line

Expo CIEE. Imagem divulgação
Expo CIEE. Imagem divulgação
Zukka Brasil | RR
Escrito por Zukka Brasil | RR

A EXPO CIEE Virtual, evento direcionado aos jovens de todo o Brasil, será realizado de 9 a 13 de novembro, completamente on-line, 24h por dia em um formato dinâmico e atrativo aos estudantes.

A Feira Virtual, que tem o apoio do Governo do Estado de Roraima e Seed (Secretaria de Educação e Desporto) é promovida pelo CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola) e patrocinadores.

Todos os anos a Feira ocorre presencialmente, mas em 2020 em função da pandemia da COVID-19 ocorrerá no formato on-line, o que proporcionará a participação de estudantes de todo o Brasil. Os interessados devem acessar www.expociee.com.br e fazer a inscrição gratuitamente.

Durante os cinco dias da EXPO CIEE Virtual, os participantes terão acesso a palestras, cursos, talks, entretenimento e capacitação para a entrada no mundo do trabalho. Haverá ainda vestibulares on-line, teste vocacional e dicas para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

Além disso, está incluída na programação possibilidades de recrutamento e seleção, com oferta de vagas de estágio e aprendizagem e cursos gratuitos do Google Ateliê Digital e Escape Room Virtual.

Para Mário Rosa, chefe da Divisão de Ensino Médio e Profissional da Seed, esta será uma grandiosa oportunidade para os estudantes do Estado.

“Os alunos vão ter a chance de participar de capacitações e palestras sobre mercado de trabalho, empreendedorismo e profissões do futuro. Um encontro que sempre é presencial, este ano vai ocorrer on-line, de forma gratuita e poderá alcançar e mudar a vida de muitos jovens”, destacou Mário Rosa.

Ele reforçou que esta iniciativa no CIEE vem de encontro com a nova proposta de reforma do Novo Ensino Médio, instituída pela Lei 13.415/2017 que apresenta mudanças na carga horária e no currículo, trazendo a possibilidade de escolha de itinerários formativos, formação técnica profissional, projeto de vida, foco no empreendedorismo e protagonismo juvenil.

“A EXPO CIEE Virtual vem em boa hora e deve contribuir com os alunos do Ensino Médio em especial, no sentido de tomada de decisões acertadas na futura escolha profissional”, disse Mário Rosa.

A FEIRA

Realizada há 23 anos em São Paulo, a Expo CIEE ocorre atualmente, além da capital paulista, em São José dos Campos, Sorocaba, Goiânia e Fortaleza.

É organizado pelo CIEE, que desde 2017 vem reestruturando suas operações e implementando novos recursos para melhor atender empresas, instituições de ensino e jovens.

O evento conta com o apoio do Governo do Estado de Roraima e Seed e patrocínio de Google, Bradesco, Anhembi Morumbi, FMU, Laureate Brasil, IBMR, UniRitter, Curso Objetivo, UNIP, Estácio, Ibmec, Anhanguera, Pitágoras, Unopar, Cruzeiro do Sul Educacional, UNISA, Universidade São Judas, Pravaler e Universidade de Fortaleza.