Educação | MS

Estudante da Escola Ayrton Senna conquista medalha de bronze na Olimpíada de Física

Zukka Brasil | RR
Escrito por Zukka Brasil | RR

Jhonson Marlon Silva, estudante da 2ª série do Ensino Médio da Escola Ayrton Senna da Silva conquistou medalha de bronze na OBFEP (Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas) 2019. Meio milhão de estudantes de todo o país participaram da disputa. A premiação foi adiada em função da pandemia da COVID-19.

O professor Doutor José Dilson da Silva Teixeira foi quem coordenou a participação dos estudantes da Escola Ayrton Senna.

A Olimpíada é dividida em duas fases, a primeira com questões teóricas e a segunda fase, além das questões, existe uma prova prática com um experimento. O professor Dilson informou que todos os alunos da escola participaram da primeira fase.

Já na segunda etapa, oito estudantes participaram. Nesta fase da Olimpíada, os estudantes têm o tempo de três horas para realizar a prova que requer prática de desenho, escala, cálculos e tratamento de dados.

“A prova da Olimpíada é de um certo grau de complexidade para os alunos, é necessário ter um preparo. Para isso, estudamos bastante e fizemos muitos treinos e ensaios”, destacou o professor José Dilson, ou informar que foi a primeira vez que participou como tutor, coordenando a OBFEP na escola.

A prova foi sobre aceleração da gravidade, utilizando o experimento pêndulo físico, com o cálculo do período da oscilação por meio do efeito gravitacional. O resultado é apresentado em um gráfico, elaborado pelo aluno.

“Não foi uma prova fácil. Embora a matéria de Física seja meu forte, tive que estudar muito e aprofundar os conhecimentos. Também tive apoio do professor Dilsone enfim consegui esse resultado”, disse o estudante Marlon.

PREMIAÇÃO

O professor receberá placa e certificado como premiação. A escola também receberá placa e o aluno, certificado e medalha.

Algumas universidades estão considerando o desempenho dos estudantes em olimpíadas do conhecimento para ingresso em vários cursos.

Este ano, a edição da OBFEP foi suspensa em função da pandemia.Para conferir os resultados e saber mais sobre a Olimpíada, acesse: www.sbfisica.org.br.