Educação | RR

Escola Estadual Manoel Agostinho de Almeida entregue revitalizada pelo Governo

Escola Estadual Manoel Agostinho de Almeida, localizada na Vila Campos Novos, no município de Iracema.
Escola Estadual Manoel Agostinho de Almeida, localizada na Vila Campos Novos, no município de Iracema. Foto de Neto Figueredo
Zukka Brasil | RR
Escrito por Zukka Brasil | RR

Cumprindo mais um compromisso da política de reestruturação dos prédios escolares da rede estadual, o governador Antonio Denarium reinaugurou na manhã deste sábado, 12, a Escola Estadual Manoel Agostinho de Almeida, localizada na Vila Campos Novos, no município de Iracema.

A comunidade aguardava há mais de dez anos por este serviço e, com recursos do Tesouro Estadual, a estrutura da unidade foi totalmente renovada, com reparação do forro, manutenção do telhado e das instalações elétricas, hidráulicas e sanitárias, pintura geral e troca de portas e janelas.

Além disso, a quadra esportiva da escola e a casa de apoio aos professores que não possuem residência fixa naquela localidade também foram revitalizadas.

Para proporcionar mais conforto aos estudantes e aos professores, a instituição recebeu novos mobiliários. Foram entregues 125 carteiras escolares, uma mesa para aluno cadeirante, dez cadeiras para professores, seis kits refeitório (cada kit com uma mesa e seis cadeiras), além de 17 centrais que irão climatizar todas as salas de aula.

“Educação é prioridade em nossa gestão. Estamos inaugurando esta escola que foi totalmente revitalizada e ganhou mobiliários novos. Na capital e no interior, estamos trabalhando na construção de dez novas escolas, revitalização e recuperação de 40, e também vamos revitalizar e construir novas unidades escolares em 65 comunidades indígenas”, enfatizou o governador Antonio Denarium.

A Escola Estadual Manoel Agostinho de Almeida atende 192 alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio e tem em seu corpo docente 13 professores.

Comunidade escolar e autoridades comentam a relevância da obra.

Um dos alunos é Josué Gomes Valadares, de 12 anos. Ele falou sobre a importância da revitalização. “Está tudo muito bom. Escola reformada, com central de ar em todas as salas de aula, carteiras novas”, ressaltou.

O gestor da escola, professor Nabi Carvalho, destacou que a revitalização era um sonho muito aguardado pela comunidade. “Esta unidade escolar estava há mais de 15 anos sem nenhuma reforma. O governador se preocupou com a situação, pediu que ela fosse revitalizada e isso aconteceu. A comunidade está feliz e grata por esta ação”, afirmou.

Conforme a secretária de Educação e Desporto, Leila Perussolo, a reconstrução da educação é pauta essencial da atual gestão. “Pensar a educação de qualidade e com equidade social é investir na infraestrutura, valorizar nossos profissionais da educação, fazer um currículo inovador e transformador. É nesse sentido que Roraima está sendo construído e vamos chegar a 2030 como um Estado com todas as possibilidades e garantias que precisamos ter”, frisou.

O prefeito de Iracema, Jairo Ribeiro, falou do comprometimento do Governo do Estado com a educação. “O governador e a secretária Leila demonstram compromisso com a educação do nosso Estado. A escola está revitalizada, com equipamentos novos, climatizada. Isto revela o carinho e a atenção que os gestores precisam ter com a população”, disse.

Outras duas escolas estaduais em Iracema serão reformadas

Além da revitalização da Escola Manoela Agostinho, o município de Iracema receberá outras melhorias na infraestrutura escolar.

Com recursos do Tesouro Estadual, o Governo vai realizar obra de reforma geral na Escola Estadual José Pereira de Araújo e, com recursos de emenda parlamentar do deputado federal Jhonatan de Jesus, na ordem de R$ 3,2 milhões, a Escola Estadual Dom Pedro II também receberá reforma geral.