Roraima

ENCCEJA – Inscrições para o exame serão em janeiro de 2021

Prova Encceja 2019. ImagemÇ Ascom/Seed
Prova Encceja 2019. ImagemÇ Ascom/Seed
Zukka Brasil | RR
Escrito por Zukka Brasil | RR

As inscrições para o Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) serão de 11 a 22 de janeiro de 2021, para o Ensino Fundamental e Ensino Médio e, para participar, não é necessária a comprovação dos estudos. A prova está marcada para o dia 25 de abril de 2021.

O Exame Nacional é voluntário, gratuito e destinado aos jovens e adultos que não concluíram seus estudos na idade apropriada para cada etapa de ensino, desde que tenham, no mínimo, 15 anos completos para o Ensino Fundamental e, no mínimo, 18 anos completos para o Ensino Médio, na data da realização da prova.

A aplicação do Exame é coordenada em todo o país pelo Inep (Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) e será feita de forma presencial, com todos os protocolos de segurança em saúde exigidos em razão da pandemia da Covid-19.

A chefe da Dieja (Divisão de Educação de Jovens e Adultos), da Seed (Secretaria de Educação e Desporto), Rosangela Viana, falou um pouco sobre as expectativas para o exame.

“Entendo que o Encceja 2020 é uma oportunidade única, tendo em vista que os alunos da EJA tiveram o seu percurso formativo (ano letivo) na escola (aulas presenciais) interrompido, logo, o exame é extremamente importante para todos, garantindo a possibilidade de conclusão da educação básica para esses cidadãos”, disse.

Como fazer a inscrição?

Para efetuar a inscrição, o interessado deve acessar o endereço eletrônico enccejanacional.inep.gov.br/encceja, a partir das 10h do dia 11 de janeiro até as 23h59 de 22 de janeiro. O edital e todas as informações estão disponíveis no site.

Antes de efetuar a inscrição, o candidato que faltou ao exame no ano passado precisa justificar a ausência no Encceja 2019. É importante que o participante leia atenciosamente o edital, os anexos e os atos normativos, para certifica-se de todas as condições e se preenche todos os requisitos exigidos para participação.

Sobre a certificação do Encceja

 No ato da inscrição, o candidato deverá optar pela instituição certificadora, sendo duas as opções: a Seed (Secretaria de Educação e Desportos) ou IFRR (Instituto Federal de Roraima). Quando a opção for Seed, a certificação ocorrerá apenas no município de Boa Vista, nas seguintes escolas: para o Ensino Fundamental, as Escolas Lobo D’Almada e Maria Das Neves Rezende, a certificação do Ensino Médio será na escola Monteiro Lobato.

A solicitação de certificados deverá ser feita apenas se o participante for aprovado em todas as áreas de conhecimentos com nota igual ou maior que 100 e na redação nota maior ou igual a cinco.

Feito isso, o participante deverá validar as notas no site do Inep, na página do participante, e depois procurar a escola apta a fazer a certificação, munido de seus documentos.

Caso o candidato tenha ficado com nota inferior a 100 pontos e cinco na redação, ele tem a opção de refazer o Encceja somente na área de conhecimento específica.

Em caso de reprovação somente em Matemática, poderá solicitar junto a uma das escolas responsáveis pela certificação o documento de declaração de proficiência, a fim de que possa fazer um exame especial, regularizando a situação, para que posteriormente solicite o certificado.

Com Informações Secom