Política | RR

Em rodas de conversas, Ottaci ouve demandas das mulheres para Boa Vista

pré-candidato à Prefeitura de Boa Vista, Ottaci (Solidariedade). Foto: Divulgação
pré-candidato à Prefeitura de Boa Vista, Ottaci (Solidariedade). Foto: Divulgação
Zukka Brasil | RR
Escrito por Zukka Brasil | RR

Em rodas de conversas com mulheres na noite deste sábado (19), nos bairros Cinturão Verde e Senador Hélio Campos, localizados na Zona Oeste, o pré-candidato à Prefeitura de Boa Vista, Ottaci (Solidariedade), ouviu as demandas do público feminino e falou sobre a importância das mulheres na construção de uma cidade melhor para todos.

Ottaci e a pré-candidata a vice-prefeita, a deputada estadual Lenir Rodrigues (Cidadania) foram convidados para participar de uma roda de conversa sobre a representatividade da mulher na política, no evento Ela por Elas, realizado pela deputada estadual Yonny Pedroso (Solidariedade), no Espaço Mariana, no bairro Cinturão Verde.

Participaram do evento mais de 100 mulheres, que formaram uma roda para conversar com Ottaci. Elas disseram que esperam do próximo gestor melhorias no serviço de saúde, com médicos ginecologistas e pediatras nos postos de saúde, além da reativação dos laboratórios. Na educação, apontaram a necessidade de mais vagas nas creches, além de incentivo para a geração de emprego e renda.

Ottaci abriu seu discurso enaltecendo a representatividade das mulheres em todas as áreas.

“Minha mãe, dona Maria de Jesus, e as minhas duas filhas, Julia e Ester, me ensinaram a ter respeito e amor pelas mulheres. É com esse respeito, que vamos fazer uma gestão voltada para a mulher, para a mãe, a avó que cria o neto sozinha. Quando digo que quero uma Boa Vista igual para todos, também estou me referindo à igualdade e oportunidades para a mulher”, destacou.

Lenir Rodrigues elogiou o projeto da sua colega de parlamento, Yonny Pedroso, e destacou que sua atuação profissional e política é na defesa dos direitos da mulher, e que pretende levar essa experiência para a gestão na prefeitura.

LEOAS

Seguindo a agenda de reuniões com mulheres, Ottaci e Lenir participaram de um encontro com as cerca de 100 integrantes do grupo Leoas de Roraima, entidade criada para ajudar na capacitação de mulheres desempregadas e auxiliá-las na busca de emprego e renda.

Para Edileide Nogueira Rodrigues, integrante do Leoas de Roraima, Ottaci mostrou que tem preparo para ser prefeito de Boa Vista.

“Ele nos passou a segurança que vai ser realmente o prefeito que estamos precisando. Um gestor que vai nos dar condições para ter um trabalho digno para sustentarmos nossos filhos”, disse.

RECURSOS PARA A SAÚDE DA MULHER

Ottaci, que se licenciou do cargo de deputado federal para concorrer às eleições, destacou que destinou recursos de emenda parlamentar no valor de R$ 1,3 milhão para a equipar o Centro de Referência da Saúde da Mulher, localizado em Boa Vista. A emenda é para aquisição de um aparelho de mamografia, ultrassonografia e uma autoclave, que serão utilizados na realização de exames para fazer o diagnóstico de câncer de mama.

“De acordo com dados do Ministério da Saúde, a morte de mulheres por câncer de mama cresceu 15% em Boa Vista nos últimos três anos. Isso é um reflexo da deficiência da atenção básica, que não tem médicos ginecologistas nos postos de saúde para identificar os primeiros sinais do câncer e encaminhar para atendimento especializado. Nós não podemos aceitar que mulheres continuem morrendo de câncer de mama e câncer de colo do útero, que são doenças hoje com grande chance de cura quando diagnosticadas logo no início”, afirmou.

Ottaci também destinou R$ 2,8 milhões para a maternidade, para aquisição de equipamentos e materiais permanentes.

“Tenho esse compromisso com a saúde da mulher e quero levar isso para a gestão municipal”, ressaltou.

Com informações da assessoria