Segurança | RR

Em comemoração aos 32 anos de Roraima, 47 militares são homenageados com maior honraria do Estado

entrega da Medalha de Ordem do Mérito Forte São Joaquim
Entrega da Medalha de Ordem do Mérito Forte São Joaquim. Foto: Ederson Brito
Zukka Brasil | RR
Escrito por Zukka Brasil | RR

A entrega da Medalha de Ordem do Mérito Forte São Joaquim, como parte das comemorações pelos 32 anos de criação do Estado de Roraima, agraciou 47 militares da PMRR (Polícia Militar) e do CBMRR (Corpo de Bombeiros) nesta quarta-feira, dia 7.

Em cerimônia no Salão Nobre do Palácio Senador Hélio Campos, o governador Antonio Denarium entregou a mais alta honraria concedida pelo Estado a homens e mulheres que serviram à sociedade em um dos segmentos mais importantes: a segurança pública.

Denarium destacou a braveza e coragem dos homenageados. “Essa medalha é maior comenda do Estado. Esses profissionais são responsáveis pela redução nos índices de criminalidade que coloca Roraima como um dos melhores estados para se viver no Brasil. Em minha gestão, as forças de segurança sempre foram valorizadas e vão continuar sendo. Esse reconhecimento é mais do que merecido”, declarou.

As medalhas foram entregues em três categorias. No grau de Comendador foram seis homenageados; no grau Oficial foram 16 e, no de Cavaleiro, 25 homenageados.

O major Marcelo Rocha, da PMRR, foi um dos seis homenageados com a medalha de Comendador. Para ele, a honraria é o reconhecimento do trabalho feito pelos policiais, que todos os dias arriscam a vida para fazer um bom trabalho em prol da segurança.

“Fico muito feliz. Estamos sempre trabalhando pela segurança da sociedade roraimense”, disse.

A capitã Adriane Severo, também da PMRR, foi homenageada com a medalha Forte São Joaquim no grau Oficial.

“É uma grande honra, a maior honraria que o Estado concede aos seus cidadãos. Ao mesmo tempo em que nos sentimos muito felizes, também nos sentimos valorizados. É gratificante ver o Governo do Estado reconhecendo o trabalho desses profissionais”, declarou.

O capitão bombeiro Jacimário de Souza também foi agraciado com a medalha no grau Oficial.

“Agradeço ao governador Antonio Denarium e ao nosso comandante geral, coronel Jean Cláudio. Me sinto honrado com o reconhecimento, me sinto representando a minha tropa, os bombeiros de Roraima”, afirmou.

Para o capitão da Polícia Militar, Nélio Nascimento, que foi homenageado com a medalha no grau Cavaleiro, o reconhecimento do Governo do Estado pelo serviço prestado pelas forças de segurança à população é gratificante.

“Somos muito gratos ao governador. É um sentimento de muita felicidade poder estar aqui representando a tropa. Esse reconhecimento é pelo trabalho feito por nós”, pontuou.

MEDALHA – A Medalha da Ordem do Mérito Forte São Joaquim, instituída a 20 de março de 1990 pelo Decreto Estadual nº 308, é a maior distinção atribuída pelo Estado e é concedida a pessoas que se destacaram pelos méritos ou pelos relevantes serviços prestados a Roraima. As comendas são conferidas pelo governador na condição de Grão-Mestre da Ordem, que é assistido por um conselho presidido por um Chanceler. Elas podem ser atribuídas em cinco graus: Grã-Cruz, Grande Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro.

O nome é uma referência à fortificação militar construída pela Coroa Portuguesa às margens do rio Branco, com o objetivo de garantir a proteção e posse dos limites territoriais do Brasil Colônia em terras que posteriormente se tornariam o Território Federal de Roraima.