Boa Vista Segurança | RR

Em Boa Vista houve entrega de equipamentos para a Guarda Municipal

Entrega de Equipamenitos, Teresa Surita. Imagem divulgção
Entrega de Equipamenitos, Teresa Surita. Imagem divulgção
Zukka Brasil | RR
Escrito por Zukka Brasil | RR

A prefeita Teresa Surita assinou na tarde dessa segunda-feira, 21, convênios com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e com a Polícia Rodoviária Federal de Roraima (PRF-RR). A solenidade aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Trânsito (SMT) onde também aconteceu entrega de equipamentos para a Guarda Civil Municipal.

Foram entregues para a GCM 20 equipamentos de proteção individual (EPI,s); 20 exoesqueletos para controle de distúrbios civis (CDC); seis mil munições para pistola calibre 380; 430 munições de calibre 12; além de um cão para integrar a equipe nas ações e operações.

“São equipamentos modernos para todos os tipos de situação de conflitos, onde os agentes estarão protegidos e garantam a proteção da população. É mais uma ação que mostra o valor que a Guarda tem para nossa sociedade”, destacou a prefeita Teresa Surita.

Teresa Surita lembrou também da transformação que a Guarda Municipal vem passando nos últimos oito anos, se tornando umas das melhores e mais bem equipadas forças de segurança pública de todo o país.

“Quando assumi a prefeitura, a Guarda não tinha nenhuma estrutura. O prédio ficava muito distante da cidade, com poucos concursados, sem equipamentos, só tinha um veículo. Agora é outra realidade. Desde então, a GCM recebeu mais de 100 veículos, todo tipo de equipamentos, mais de 1500 cursos de capacitação, concurso público, direito de portar arma de fogo, tiveram todas as condições de trabalho”, lembrou.  

Convênios

 O convênio com a PRF-RR, que foi representada pelo superintendente adjunto Saul Mâcedo, permite o compartilhamento das informações da Central de Monitoramento da Cidade (CECOP) da prefeitura com o canal de informações da PRF. Hoje a prefeitura conta com 24 pontos de monitoramento de trânsito na cidade, além dos pontos de monitoramento de segurança nos prédios da prefeitura e em locais públicos.

“Com este convênio, nós vamos ter acesso a todas as informações no sistema deles e vamos disponibilizar o nosso canal de informações para eles. Vamos ampliar a capacidade nossa de atuação e a PRF também, graças a este trabalho de cooperação mutua”, destacou o secretário Municipal de Segurança, Raimundo Barros.

Já o convênio firmado como DENIT, representado pelo Superintendente Regional Marcelo Geber, tem como objetivo é acompanhar as ações de fiscalizações para coibir o transporte de cargas com excesso de peso que danifica o pavimento e pode causar acidentes.

“É uma competência do DENIT, mas a Guarda Municipal vai poder atual tanto conjuntamente com a eles quanto isoladamente, dependendo da ocasião” acrescentou Barros.

Com Informações de Edson Ribeiro