Eleições 2020 | AM

Eleições 2020: “Fazer o dever de casa na saúde básica” esse é o compromisso do Capitão Alberto Neto com Manaus

Capitão Alberto Neto | Foto: Euzivaldo Queiroz
Capitão Alberto Neto | Foto: Euzivaldo Queiroz
Zukka Brasil | AM
Escrito por Zukka Brasil | AM

Eleições 2020: Durante muito tempo a saúde foi deixada de lado em Manaus. Reflexo disso foi sentido no início da pandemia, com a capital amazonense sendo a primeira a colapsar e registrar milhares de mortos pela Covid-19.

Como compromisso, o candidato a prefeito de Manaus, vice-líder do Governo Bolsonaro na Câmara, deputado federal Alberto Neto pretende fazer novos investimentos para a área.

“Precisamos investir em saúde, não podemos nos acovardar. Vamos investir recursos da cidade e também acessar recursos federais para a saúde básica, quando trabalhamos a prevenção salvamos vida. Através do projeto Saúde da Família vamos levar remédio até a porta de quem precisa, através de tecnologia. Os agentes de saúde terão tabletes para ter acesso ao prontuário em mãos”, explica Alberto Neto, durante entrevista ao vivo na TV Norte.

Atenção básica

O projeto para atenção básica consiste em aumentar a quantidade de agentes de saúde, que atualmente gira em torno de mil, mas a cidade tem capacidade para cinco mil agentes.

“Esse é um recurso pago pelo Governo Federal, vamos buscar o que é de direito da população de Manaus, recursos federais para melhorar nossa atenção básica”, complementou.

Parceria público-privada será uma das formas de adquirir os tabletes e aplicativos para que os agentes possam abrir novos prontuários, visualizar prontuários existentes e mapear a população para reais necessidades de medicamentos e exames. Além disso, o candidato quer abrir hospitais de especialidades, para acabar com a fila de espera em cirurgias eletivas de baixa complexidade.

Prevenção

Durante a entrevista, toda equipe do Capitão Alberto Neto passou por aferição da temperatura, fez higienização com álcool em gel e utilizou máscaras de proteção.