Destaque Saúde | AM

Divulgado calendário de vacinação para população de 50 a 53 anos contra Covid-19

Vacinação Covid-19 SEMSA Manaus
Fotos – João Viana
Escrito por Zukka Brasil | AM

A Prefeitura de Manaus fechou o calendário dos próximos públicos a serem vacinados contra a Covid-19, na capital. Depois de inserir na campanha as pessoas de 54 a 59 anos, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), passa a atender, a partir desta quarta-feira, 9/6, o público de 50 a 53 anos, por ordem decrescente de idade. Considerando que essa população é maior que a faixa etária anterior, o escalonamento também será por nascimento.

Na quarta-feira serão vacinadas as pessoas de 53 anos, nascidas entre janeiro e junho; e na quinta-feira, 10, as da mesma idade, nascidas entre julho e dezembro.

Na sexta-feira, 11, entram as de 52 anos, que nasceram entre os meses de janeiro a junho; e no sábado, 12, as de 52, que nasceram de julho a dezembro.

Na segunda-feira, 14, serão atendidos os de 51 anos, nascidos entre janeiro e junho; e na terça-feira, 15, os de 51 anos, nascidos entre julho e dezembro.

Já na quarta-feira da próxima semana, dia 16, serão vacinadas as pessoas de 50 anos, que nasceram entre os meses de janeiro e junho e, na quinta-feira, 17, as de 50 anos, nascidas entre os meses de julho e dezembro.

“Mais uma vez, estamos ampliando a vacinação contra a Covid da nossa população em geral, sem doenças preexistentes, não contemplada em grupos prioritários anteriores. Muito em breve teremos alcançado toda a população acima de 18 anos, o que trará mais segurança para todos e a volta a uma situação de normalidade”, ressalta o prefeito David Almeida, acrescentando que a campanha municipal avança de forma transparente e responsável, cumprindo todas as metas de cobertura para os grupos atendidos a cada etapa.

A imunização vai ocorrer em seis pontos de vacinação já tradicionais, montados pela prefeitura: Centro Cultural dos Povos da Amazônia, Universidade Paulista (Unip), Clube do Trabalhador do Sesi/AM, Centro de Convenções de Manaus (sambódromo), supermercado Coema e balneário do Sesc/AM.

Para receber a vacina é necessário apresentar documento de identificação original, com foto, CPF e comprovante de residência (original e cópia) que demonstre que o usuário é morador de Manaus.

Devem ser vacinadas 48 mil pessoas entre 50 e 53 anos, de acordo com dados da Semsa baseados na população estimada pelo IBGE, excluídos os já vacinados em outras etapas da campanha. Destes, 24,9 mil são mulheres e 23 mil, homens.

Calendário – População geral (50 a 53 anos)

Quarta-feira, 9 – 53 anos (nascidos nos meses de janeiro a junho)

Quinta-feira, 10 – 53 anos (julho a dezembro)

Sexta-feira, 11 – 52 anos (janeiro a junho)

Sábado, 12 – 52 anos (julho a dezembro)

Segunda, 14 – 51 anos (janeiro a junho)

Terça-feira, 15 – 51 anos (julho a dezembro)

Quarta-feira, 16 – 50 anos (janeiro a junho)

Quinta-feira, 17 – 50 anos (julho a dezembro)