Amazonas

Detran-AM realizou mais de 14 mil exames no interior do AM no primeiro semestre

Detran-AM
Detran-AM
Zukka Brasil
Escrito por Zukka Brasil

O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) atendeu, de janeiro a junho deste ano, 49 dos 62 municípios no Amazonas, realizando exames de legislação e direção. No total, foram realizados no interior 7.155 exames de legislação e 7.180 de direção, totalizando 14.355 pessoas atendidas.

O Detran-AM tem tomado medidas para agilizar a realização de exames práticos e de legislação nos municípios do interior do estado, e a diretoria da Controladoria Regional de Trânsito (CRT) do órgão estabeleceu um cronograma que possibilita ampliar a capacidade de atendimento dos testes.

O cronograma montado pela autarquia prevê, para o mês de agosto, atendimento em mais 26 municípios, atingindo principalmente as calhas dos rios Purus, Juruá, Alto Amazonas e Rio Negro. Desde o estabelecimento do calendário de atividades da banca examinadora nas regionais do Amazonas este ano, mais de 14 mil pessoas já foram atendidas.

Nesta semana, a banca dos examinadores do Departamento de Trânsito promovem ações nas para as seguintes cidades: Careiro da Várzea (3/8 a 4/8), São Gabriel da Cachoeira, Santa Izabel e Barcelos (4/8 a 10/8), Juruá (6/8 a 9/8), Eirunepé e Envira (6/8 a 10/8), Carauari (8/8 a 12/8), Humaitá (10/8 a 13/8), Coari (11/8 a 14/8), Tapauá (13/8 a 15/8), Boca do Acre, Pauini, Guajará e Ipixuna (15/8 a 24/8), Apuí (20/8 a 22/8), Nova Olinda no Norte e Autazes (21/8 a 25/8), Codajás (23/8 a 25/8), Iranduba (23/8 a 26/8) e por último os municípios de Tabatinga, Benjamin Constant, São Paulo de Olivença, Amaturá, Atalaia do Norte e Santo Antônio do Iça (24/8 a 30/8).

A expectativa é que cerca 2 mil exames práticos e de legislação sejam realizados nesses municípios. O agendamento para as provas já está disponível por meio do site do Detran-AM (www.detran.am.gov.br) ou pode ser realizado pelos Centros de Formação de Condutores (CFCs) onde o candidato realizou as aulas de legislação ou direção.

Atendimento em Rio Preto da Eva – Na última semana de julho, agentes da banca examinadora do Detran-AM estiveram no município de Rio Preto da Eva, distante 57 quilômetros da capital, onde foram realizados 120 exames de direção e 210 de legislação.

Sinalização viária – Em maio de 2019, o Detran-AM assinou um protocolo de intenções que garante  o repasse de recursos da ordem de R$ 2 milhões para a Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra). A verba terá finalidade de aplicação exclusiva em ações de sinalização viária na capital e nos municípios do interior do estado. O investimento vai garantir a sinalização horizontal e vertical das rodovias estaduais, ramais, vicinais e dos sistemas viários de municípios do interior.

A ação faz parte do pacote de investimentos do Governo do Estado com o objetivo de melhorar a sinalização das estradas estaduais, garantindo mais segurança aos condutores. O repasse desse recurso está na fase de ajustes técnicos para a efetivação do convênio.