Amazonas Destaque

Detran-AM realiza mais de 30 mil serviços de veículos no mês de maio

Detran-AM Amazonas
Foto: Divulgação/Detran-AM
Escrito por Zukka Brasil | AM

Em maio de 2021, foram realizados mais de 30 mil serviços de veículos no Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM). Dos 29 serviços oferecidos aos usuários, os mais procurados no período foram: transferência de propriedade, primeiro emplacamento (veículos novos) e atualização de restrição.

A transferência de propriedade, que é um serviço necessário quando o usuário vende o veículo para outra pessoa, teve 9.972 serviços só no mês de maio. Na execução do processo, é realizado a alteração de registro de propriedade de um veículo com a devida atualização dos dados do novo proprietário, junto à Base Estadual (Detran-AM) e na Base Nacional (Departamento Nacional de Trânsito – Denatran).

O primeiro emplacamento deve ser realizado assim que o proprietário comprar o veículo na concessionária. Em maio, foram realizados 4.607 emplacamentos novos. Todo veículo (automotor, elétrico, articulado, reboque ou semirreboque) deve ser registrado perante o órgão executivo de trânsito do Estado, neste caso, no Detran Amazonas.

A atualização de restrição ou a baixa de alienação, como é conhecido popularmente, é um serviço para retirar a restrição de venda do veículo. Isso acontece quando a pessoa solicita uma linha de crédito de uma instituição financeira, sendo alienado ao banco. Após a quitação do veículo, é realizado a baixa de alienação junto ao Detran Amazonas. No mês de maio, 4.088 usuários efetuaram o serviço.

Mutirão – No último sábado do mês de maio (29/5) foi realizado um mutirão de serviços de veículos. Foram ofertadas 1.498 vagas para o atendimento, sendo 966 agendamentos disponibilizados para o Detran Sede e 420 para o Posto Descentralizado de Atendimento (PAD) do shopping Via Norte. Outras vagas foram para atendimento de despachantes.