Amazonas

Detran-AM orienta 20 mil pessoas no período carnavalesco

detran-am
Zukka Brasil
Escrito por Zukka Brasil

A Gerência de Educação para o Trânsito do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) realizou, durante o mês de fevereiro e a semana do carnaval, ações de conscientização nas quadras das escolas de samba, blocos de carnaval e também durante o desfile das escolas no Sambódromo. Ao todo, durante todo o período carnavalesco, cerca de 20 mil pessoas foram orientadas pelas especialistas em trânsito do Detran-AM.

O trabalho de orientação iniciou no dia 14 de fevereiro, com visitas aos ensaios das escolas de samba e se intensificou durante a semana do carnaval com a visita aos blocos e bandas, além de ações no Sambódromo. O objetivo da ação era conscientizar condutores sobre o perigo de dirigir após ingerir bebida alcoólica, além de orientações sobre equipamentos de segurança dos veículos.

A gerente de Educação para o Trânsito do Detran-AM, Mitza Brasil, ressalta que o trabalho foi focado na redução dos índices de acidentes, o que resultou nos dados positivos no carnaval deste ano. “O objetivo dessa campanha é redução do número de acidentes, conscientizar as pessoas de que não pode ingerir bebida alcoólica e dirigir, e que nós estamos aqui trabalhando para preservar a vida dos usuários das vias. Aproveitamos também para orientar sobre a questão do uso de equipamentos de segurança, como transportar as crianças. Fazemos tudo, todos os tipos de informação”, ressaltou Mitza.

Dados – O trabalho educativo refletiu nos dados estatísticos de ocorrências no trânsito durante o carnaval. Apenas um acidente com vítima fatal foi registrado durante o Carnaval 2019, o que representa uma queda de 87,5% em relação ao carnaval do ano passado, que registrou oito mortes no trânsito. Durante o período carnavalesco, 67 pessoas ficaram lesionadas após envolvimento em acidentes de trânsito. O número é 16,25% menor que o registrado no mesmo período de 2018, quando 80 pessoas sofreram sequelas no trânsito.

Escolas de samba e blocos que receberam orientação do Detran-AM: Unidos do Alvorada; Andanças de Ciganos; Vila da Barra; Aparecida; Reino Unido da Liberdade; Vitória Régia; Primos da Ilha; Banda da Bica; Banda da Difusora; Banda da Bhaixa da Hégua; Banda do Boulevard; Bloco das Piranhas; Bloco do Caldeira; Galo de Manaus.

Deixe um comentário