Amazonas

Detran-AM – Débitos veiculares podem ser parcelados em até 12 vezes no cartão de crédito

Detran-AM
Redação
Escrito por Redação

Detran-AM – Os motoristas que estão com licenciamento de veículos em atraso possuem mais uma opção para quitar os débitos veiculares no Amazonas.

Em Manaus e nos municípios de Manacapuru, Iranduba e Parintins, o Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) atua com quatro empresas credenciadas que parcelam os débitos veiculares em até 12 vezes no cartão de crédito, além de receber pagamentos à vista no débito.

As empresas Control Life, Nyata, PingPag e Zignet são financeiras gestoras de pagamentos credenciadas junto ao Banco Central e ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). O diretor-presidente do Detran-AM, Rodrigo de Sá, ressalta que a medida é uma opção para os proprietários dos veículos regularizarem suas pendências.

“A metodologia é simples e, ao mesmo tempo, traz um grande beneficio, pois a população pode parcelar em até 12 vezes no cartão de crédito, ou pagar no débito, e ter seu veículo regularizado, restando somente uma relação contratual entre o usuário e a empresa facilitadora do cartão de crédito”, disse Sá.

A Resolução 736 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) estabelece e normatiza os procedimentos para arrecadação e repasse dos valores arrecadados por meio do pagamento parcelado de multas de trânsito. O parcelamento pode ser feito em até 12 vezes, em negociação direta do devedor com as operadoras de cartões. Estas empresas, por sua vez, ficam responsáveis pela quitação da dívida, à vista, junto ao Detran-AM.

Em Manaus, as financiadoras estão instaladas na sede do Detran-AM, localizada na avenida Mário Ypiranga Monteiro, 2.884, Parque Dez de Novembro, e nos seguintes locais: PAC Alvorada, PAC Galeria dos Remédios, PAC Educandos, PAC Sumaúma Shopping, Shopping Cidade Leste, Shopping Ponta Negra, Shopping Vianorte e UAI Shopping, além dos Postos de Atendimento Descentralizados (PADs) em Manacapuru, Parintins e Iranduba.

Multas – Entre janeiro e outubro deste ano, 9.350 motoristas foram multados por estarem com o licenciamento do veículo em atraso no Amazonas. A multa, no valor de R$ 293,47, é gravíssima, e o condutor terá 7 pontos adicionados à Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O veículo pode ser recolhido ao parqueamento do Departamento caso seja flagrado em alguma blitz.

Pagamento Itinerante – Em abril deste ano, o Detran-AM implantou o “Pagamento Itinerante”, por meio do qual o proprietário de veículos com licenciamento em atraso pode quitar os débitos veiculares durante as blitze de trânsito. O pagamento também pode ser efetuado com parcelamento via cartão de crédito, ou à vista no débito. A modalidade evita que os veículos sejam removidos para o parqueamento.