Amazonas

Detran-AM comemora 49 anos

Amazonas Detran-AM
Foto: Divulgação/Detran-AM
Escrito por Zukka Brasil | AM

No aniversário de 49 anos do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), os usuários em processo de habilitação ganharam um presente: o órgão promoveu um mutirão de exames práticos de direção da categoria B, com 765 vagas disponíveis. Pelo menos 585 alunos receberam essa redução no tempo de espera para fazer a prova prática.

Alunos que estavam há quase dois meses à espera de fazer a prova, conseguiram antecipar o exame prático. Isso também beneficiou novos alunos que concluíram as aulas práticas de direção. Eles já conseguiram vagas para a segunda quinzena de outubro. Antes do mutirão, só haviam vagas para dezembro.

O mutirão deste sábado (25/09) aconteceu de 8h às 17h, no Complexo de Exame e Complexo de Treinamento de Direção Veicular (CEDV) e (CTDV), no bairro Colônia Terra Nova, na zona norte. O evento encerra a Semana Nacional do Trânsito (SNT 2021) no Estado.

Dos 51 Centros de Formação de Condutores (CFCs) que receberam o convite para participar do mutirão, 34 adiantaram as provas de seus alunos.

“Minha prova estava marcada para o final de novembro, fiquei surpreso quando a autoescola entrou em contato comigo, informando que o Detran iria realizar o mutirão e meu exame seria adiantado. Achei ótimo esse procedimento e tenho certeza que ajudou muito na vida de outros candidatos, assim como na minha”, relatou Avisk Parapisk, candidato que realizou o exame de direção.

Cada CFC ganhou 15 vagas extras do Detran-AM para ofertarem a quem estava com prova marcada, mas o tempo de espera era de até 60 dias para realizar o exame. As vagas foram apenas para categoria B.

“Sabemos que ainda estamos com um agendamento dilatado, mas, gradualmente, estamos reduzindo essa fila de espera, que como todos bem sabem, ocorreu devido à suspensão de nossas atividades em 2020 e em 2021. Se as pessoas lembrarem, até a parada da primeira onda, nossa espera para exames práticos chegavam a 17, 20 dias. E é em busca desse alvo que estamos seguindo. Um exemplo é este mutirão de exames que nós realizamos neste sábado”, pontuou Rodrigo de Sá, diretor-presidente do Detran-AM.

Fila de espera – Devido à pandemia da Covid-19, em 2020 e entre janeiro e março deste ano, as provas foram suspensas. Com isso, criou-se uma fila de espera que se acumula desde o ano passado. Só nos três meses de 2021, 6.123 exames da categoria B ficaram represados.

Mas o Detran-AM não ficou parado vendo a fila aumentar. Assim que houve a retomada das provas práticas, a Diretoria Técnica elaborou estratégias para ir, gradualmente, reduzindo o tempo entre os exames. Agora, com o mutirão, a fila de espera acumulada tende a ficar bem menor.

Comemoração 49 anos – A comemoração do aniversário do Detran iniciou na quarta-feira (22/09), com atendimentos odontológicos e de saúde pela equipe do Serviço Social da Indústria (Sesi). Até sexta (24/09), 72 pessoas passaram pelos dentistas e 60 pela equipe de enfermagem.

Também na sexta, o Detran Amazonas realizou uma tarde de cuidados para todos os servidores e colaboradores, na sede do órgão. Com a parceria do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) foram realizados cortes de cabelo, esmaltação e massoterapia.

“Eu gostei muito da ação, foi ótimo para todos os servidores, principalmente para as mulheres que gostam de se cuidar com esses procedimentos estéticos oferecidos”, disse a agente de portaria do órgão, Alziane Ferreira.