Economia | RR

Denarium busca apoio da Suframa para atrair indústrias para Roraima

Reunião da Suframa: Ederson Brito
Reunião da Suframa: Ederson Brito
Zukka Brasil | RR
Escrito por Zukka Brasil | RR

A fim de definir estratégias que atraiam indústrias para Roraima, o governador Antonio Denarium se reuniu com o superintende da Suframa (Superintendência da Zona Franca de Manaus), general Algacir Polsin, durante uma videoconferência na manhã desta quarta-feira, 30,

Na reunião, Denarium destacou a necessidade da atração de novos investimentos para geração de emprego.

“Estamos criando diversos mecanismos facilitadores para que empresas se instalem no Estado. Temos como exemplo a construção das usinas termelétricas à base de fontes renováveis, que permitiram a abertura de vários postos de trabalho”, lembrou.

Após estabelecer mecanismos para garantir a independência energética, o governador Antonio Denarium agora quer estruturar um parque industrial diversificado no Estado.

“Recentemente, discutimos com investidores a possibilidade de trazerem suas empresas para o Estado, para que possamos beneficiar a soja e o milho, agregando mais valor aos produtos”, mencionou.

Outro passo importante dado pelo Governo, que foi citado na reunião, tem a ver com a entrega de títulos definitivos para as empresas instaladas no Distrito Industrial de Roraima. “Nossa intenção é garantir a segurança jurídica às empresas para que consigam captar recursos com os bancos e, assim, ampliar os investimentos”, afirmou.

O papel da Suframa

Denarium disse que o apoio da Suframa é essencial para enfrentar as dificuldades e ajudar na criação de um parque industrial em Roraima.

“Já fazemos um trabalho tímido para atrair os empreendimentos. Inclusive, recentemente fui ao Instituto Transire de Tecnologia e Biotecnologia de Manaus e fiz o convite para vir conhecer o potencial do Estado”, lembrou.

O governador solicitou apoio da Suframa para apoiar o projeto de venda do óleo de dendê produzido com a implantação de usina termelétrica no Estado. “Apresentamos a proposta ao Confaz [Conselho Nacional de Política Fazendária], que não foi aprovada. Acredito que a Suframa possa nos auxiliar nesse processo”, ponderou.

Antonio Denarium também mostrou interesse em discutir com os prefeitos do Estado sobre a criação de projeto para serem encaminhados à Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) do Ministério da Ciência e Tecnologia.

“Vou conversar com minha equipe de Governo para organizar uma videoconferência com os prefeitos. A equipe da Suframa já está convidada para participar”, afirmou.

Após ouvir o posicionamento de Denarium, o superintendente da Suframa afirmou que os benefícios da Zona Franca de Manaus precisam ser levados aos outros estados do Norte. “Já começamos a estabelecer um diálogo mais próximo com os governos para definir estratégias. Nossa equipe técnica já está preparada para ajudar no que for preciso”, assegurou Polsin.

Ele disse, ainda, que os benefícios das ALCs (Áreas de Livre Comércio) de Boa vista e Bonfim são essenciais para o desenvolvimento industrial que se pretende.

“Nesse sentido, vamos apoiar as prefeituras na produção de pequenos projetos. Posteriormente, cada gestão poderá buscar os recursos por meio de emendas parlamentares, da Sudam [Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia] e do Programa Calha Norte”, sugeriu.