Destaque Saúde | AM

DEFINIDO !! Vacina AstraZeneca vacinará 100% dos idosos acima de 75 anos no Amazonas

Vacina Oxford/AstraZeneca | Foto: REUTERS/Dado Ruvic
Vacina Oxford/AstraZeneca | Foto: REUTERS/Dado Ruvic
Zukka Brasil | AM
Escrito por Zukka Brasil | AM

Com a remessa vinda do Governo Federal e que chegou em Manaus na madrugada de domingo (24/01), com o total de 132.500 doses da vacina AstraZeneca, será possível vacinar 100% dos idosos acima de 75 anos que moram no Amazonas, além de chegar a 74,45% dos trabalhadores da saúde de todo o estado.

A Nota Informativa nº 02/2021 da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), que orienta a distribuição das vacinas aos municípios, foi apresentada e aprovada na noite de domingo, em reunião com representantes dos órgãos de controle do Estado do Amazonas.

Os idosos entre 70 e 74 anos que receberão as vacinas são os considerados pacientes com maior risco de agravamento e óbito (acamados, pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica, pacientes com insuficiência renal crônica, pacientes com diabetes insulino dependentes, obesidade com IMC acima de 40, e pacientes transplantados e imunossuprimidos).

Dos grupos prioritários a receber a AstraZeneca, há um total de 30.820 trabalhadores em saúde, que se encontram entre os grupos mais expostos ao vírus; 74.743 idosos acima de 75 anos; e 20.308 idosos entre 70 e 74 anos, o que corresponde a 37% dessa população.

Além disso, há um total de 6.294 doses referentes à reserva técnica de vacinas, que são aquelas enviadas por segurança, levando em conta a possibilidade de perdas e danos ao imunizante por mau acondicionamento, quebra do vidro da embalagem, etc.