Defensoria passa a oferecer agendamento de serviço online

A partir da próxima segunda-feira (11/02), a população que necessita de assistência jurídica da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) contará com o serviço de agendamento online. O assistido poderá fazer todo o processo de forma rápida e intuitiva no site da instituição, de onde estiver, basta ter acesso a um smartphone, tablet ou computador com Internet.

 
Diferente de sistemas de outros Estados do Brasil, que levam até 48 horas para confirmar o agendamento, o sistema da DPE-AM é realizado em minutos, num único acesso, com a confirmação de data, hora e local do atendimento.

Inicialmente a novidade funcionará somente para agendamento na área de família, que envolve compartilhamento de guarda, divórcio consensual e litigioso, pensão alimentícia, entre outros serviços que correspondem ao maior número de atendimentos da Defensoria. Em 2018, por exemplo, foram 264.672 pessoas assistidas na área, o que representa um aumento de 72,2,%, em comparação com 2017, quando 153.653 pessoas foram atendidas.

As unidades da família funcionam na rua 24 de Maio, Centro, no Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC) dos bairros Compensa, Alvorada e shopping Via Norte, no bairro Monte das Oliveiras, zona norte.

 
Acesso facilitado – De acordo com o defensor público geral, Rafael Barbosa, a ferramenta foi criada para facilitar o acesso aos serviços oferecidos pela DPE e reforça o trabalho de agendamento realizado via telefone, por meio do Disk 129. Ele destaca que a Defensoria tem buscado ampliar as formas de acesso aos serviços da instituição e que o agendamento online é uma inovação que contribui para agilizar processos e proporcionar maior comodidade à população.
 
“Estamos criando uma conscientização de que nossa força é a população do Amazonas e quanto mais assistidos forem atendidos, e da melhor forma possível, a Defensoria só tende a crescer e se fortalecer. O agendamento através do Disk 129 foi um avanço, mas precisávamos melhorar e, agora, através do agendamento online, podemos facilitar o acesso a nossos serviços e evitar que nossos assistidos enfrentem filas ou dificuldades para o que precisam”, explicou Barbosa.
 
Aumento de demanda – O defensor público Ricardo Paiva, diretor de Planejamento da DPE-AM, ressaltou que o sistema foi criado integralmente pela equipe da Divisão de Inovação e Tecnologia (DIT) da instituição para atender o aumento da demanda de assistidos. “Percebemos que a procura dos assistidos estava muito grande e criamos essa ferramenta para ser mais um canal de agendamento para que a população tenha mais uma forma de acessar os serviços da Defensoria”, disse Ricardo Paiva.
 
Ricardo está à frente do DIT e destacou que a equipe de apenas um ano do departamento realizou grandes feitos tecnológicos nesse período e que tem trabalhado para criar ferramentas focadas no beneficiamento do assistido.
 
“É um grande avanço porque o cidadão não precisa passar por nenhum atendente. É uma forma que a Defensoria tem de cada vez mais chegar perto do assistido, que é a razão da instituição existir. Isso foi possível com o empenho e dedicação da equipe do DIT. A ideia é que não só atendamos mais pessoas, mas que a prestação do serviço seja com maior qualidade”, acrescentou.

Passo a passo – No primeiro contato com o site da Defensoria, o usuário deve clicar em “Agendamento online”, para ser direcionado para a página do serviço. Na tela de boas-vindas, o usuário deverá clicar no ícone “Novo agendamento”, no qual deverá inserir o número do CPF, nome completo, data de nascimento, nome da mãe, telefone, e-mail e, em seguida, em continuar.

Na segunda etapa, o usuário deverá informar CEP, que preencherá automaticamente o endereço, Unidade Federativa (UF), município, complemento (se for o caso), e novamente em continuar. Na terceira etapa, em “Como podemos ajudar?”, o usuário deverá selecionar o serviço para o qual busca atendimento.
Em caso de dúvida, basta observar o serviço, pois cada opção disponível tem uma descrição detalhada. Após a escolha, basta clicar em continuar e selecionar a unidade mais próxima da sua residência. Um calendário aparecerá na tela e ao clicar na data surgirá a indicação dos horários disponíveis para o atendimento. Por fim, uma tela com todos os dados cadastrados aparecerá para confirmação com a lista dos documentos que devem ser levados para o atendimento. Na última ação, o usuário poderá optar por imprimir ou enviar o agendamento para o próprio e-mail.
Esqueceu o agendamento? – Se o usuário perder ou esquecer o agendamento poderá obter novamente a informação acessando a página inicial do serviço. Ao invés de clicar em “Novo agendamento”, basta selecionar “Visualizar agendamento” e preencher o campo de informações pessoais. Novamente, poderá imprimir ou enviar o documento por e-mail.

Disk 129 – Além do serviço online, o atendimento para que a população esclareça dúvidas sobre os serviços da Defensoria, locais de atendimento, documentos necessários para os diversos tipos de ações e encaminhamentos, continua funcionando normalmente por meio do Disk 129. O serviço telefônico está disponível das 8h às 14h, de segunda a sexta-feira.

Unidades Disponíveis
 
O agendamento online está disponível apenas para atendimentos da área de Família nas seguintes unidades:

Núcleo 24 de Maio – 1ª Defensoria Pública de Atendimento de Família, Sucessões e Registros Públicos, na rua 24 de maio, nº 321, Centro, telefone: 3233-1007, de 8h às 14h.

PAC Compensa – 4ª Defensoria Pública de Atendimento de Família, Sucessões e Registros Públicos, na avenida Brasil, nº 1325, Compensa I, telefone: 3642–6221, de 8h às 14h.

PAC Alvorada – 7ª Defensoria Pública de Atendimento de Família, Sucessões e Registros Públicos, na avenida Desembargador João Machado, nº 4.922, Planalto, telefone: 3656-2705, de 8h às 14h.

PAC Shopping Via Norte – 9ª Defensoria Pública de Atendimento de Família, Sucessões e Registros Públicos, na avenida Arquiteto José Henrique Bento Rodrigues, nº 3760, Monte das Oliveiras, telefone: 3233-1391, de 8h às 14h.

FOTOS: DIVULGAÇÃO/DPE-AM