Segurança | RR

Dados da PM mostram redução de quase 40% nos índices de criminalidade

Dados mostram redução dos índices de criminalidade. Imagem: Divulgação
Dados mostram redução dos índices de criminalidade. Imagem: Divulgação
Zukka Brasil | RR
Escrito por Zukka Brasil | RR

Passados oito meses de 2020, Roraima continua sendo o estado do país que mais reduz os indicadores de criminalidade, mostrando que o empenho das forças policiais tem consolidado a tendência de queda na violência em todo o Estado, como vinha acontecendo em 2019.

Em Roraima, em setembro de 2020, quando comparado com os meses de julho e agosto, houve uma redução 39% e 31% de CVLI, respectivamente. CVLI são Crimes violentos letais intencionais, ou seja, os homicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte.

Quando comparados aos meses de setembro de 2018 e setembro de 2019, a queda chega a 76% e 8% respectivamente.

“Levando em conta que, durante todo o ano de 2019, os indicadores dessas naturezas criminais também tiveram queda, quando comparados com 2018, a segurança pública e em especial a Polícia Militar demonstra que vidas foram preservadas com as ações que fizemos no Estado, principalmente com o policiamento ostensivo” explicou o comandante da Polícia Militar, coronel Francisco.

O comandante enfatiza que a meta é tornar cada vez mais constante a queda de registros de crime em Roraima. “O ideal é zerar os crimes. Nós temos que buscar essa taxa de zero registro de crimes no Estado. A determinação do governador Antonio Denarium é manter essa paz e garantir a segurança dos roraimenses. Nós vamos continuar trabalhando para que essa redução seja constante e que o reflexo dela venha, cada vez mais, para a população”, destaca.

Os números expressivos apresentados pela Polícia Militar têm sido a marca da atual gestão do Governo de Roraima. Diante dos resultados, o governador Antonio Denarium reafirmou o compromisso em garantir segurança aos roraimenses.

“Este é um compromisso do Governo: a sociedade roraimense tem de viver com tranquilidade. Não pode ser assustada por aqueles que acham que vão ter espaço na criminalidade. Eles terão sobre si a mão forte do governo. Nós não nos curvaremos e seja qual for o nível de criminalidade ele será combatido. Para isso aparelhamos nossas forças de segurança e hoje vemos o resultado positivo deste investimento”, disse.

Roraima é o Estado do país que mais reduziu homicídio no 1º trimestre de 2020

De acordo com dados divulgados pelo Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, Prisionais, de Rastreabilidade de Armas e Munições, de Material Genético, de Digitais e de Drogas (Sinesp) do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Roraima é o primeiro Estado do Brasil que mais reduziu o número de vítimas de homicídios no primeiro trimestre de 2020, quando comparado com o mesmo período do ano passado.

Os três primeiros colocados no ranking de redução são Roraima, Pará e Goiás, seguidos por Paraná, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul. As outras unidades federativas do Brasil registraram aumento no número de vítimas dessa natureza criminal. Os Estados da região Nordeste do Brasil puxam o aumento, com destaque para o Ceará, que cresceu em mais de 100% os números de vítimas. A média nacional fechou em alta.