Cultura | RR

Cultura e lendas indígenas são destaque da Exposição “Arte através das Tintas”

Exposição. Imagem: Rebeca Bastos
Exposição. Imagem: Rebeca Bastos
Escrito por Zukka Brasil | RR

A artista Thayline Silva é autora da exposição “Arte através das Tintas” contemplada pelo Governo de Roraima, por meio da Secult, com recursos da Lei Aldir Blanc. A exposição contém 10 telas e está disponível até o dia 4 de agosto no hall do Palácio da Cultura.

São obras que contam a história de Roraima e lendas indígenas por meio de acrílica sobre tela. Formada em artes visuais pela Universidade Federal de Roraima, Thayline tem 30 anos e realiza pela primeira vez uma exposição.

“Sou professora de artes nas redes estaduais de ensino e pela primeira vez tive a oportunidade de participar de um edital. Fiz os estudos para criar as obras e mostrar Roraima de um jeito diferente, obras que já foram mostradas diversas vezes, porém queria dar um toque especial. Foram cinco meses de produção e estudo de cada região para definir o projeto”, contou a artista.

Uma das obras conta a história da Borboleta do Olho, muito comum nas proximidades do Monte Roraima. “É uma espécie muito comum nessa região, então eu quis unir esses dois elementos em uma única obra. Por meio das obras quero que o público conheça nossa cultura e valorize nossas histórias e nosso Estado, pois buscamos muitas belezas fora do nosso Estado e não valorizamos a nossa”, relatou.

O secretário Sherisson Oliveira reforçou que mais exposições culturais devem ser realizadas durante todo o ano.

“Por meio da Lei Aldir Blanc, o Governo de Roraima premiou 480 projetos culturais de artistas de Roraima com o objetivo de minimizar os impactos sociais e econômicos sofridos pelos artistas e grupos durante a pandemia da covid-19. Foram investidos mais de R$ 11 milhões na cultura roraimense e com isso estamos vendo os resultados por meio de exposições, álbuns, documentários e diversas obras que devem ser lançadas até o final do ano”, disse.