Política

CPI da Covid: Omar Aziz e comissão ouvirão médicas após ex-ministros na próxima semana

Senador Omar Aziz | foto: Ariel Costa
Senador Omar Aziz | foto: Ariel Costa
Escrito por Zukka Brasil

As médicas Jurema Werneck, Mayra Pinheiro e Nise Yamaguchi participarão da Comissão Parlamentar de Inquérito da Pandemia (CPI da Pandemia), em datas ainda a serem definidas, conforme requerimentos aprovados, nesta quinta-feira, 13/05, na abertura dos trabalhos da comissão.

Também foram acolhidos pedidos de informações ao Ministério das Relações Exteriores (MRE) e à Agência Brasileira de Inteligência (Abin), bem como à Secretaria de Comunicação do governo federal (Secom).

As solicitações ao MRE e à Abin são para apurar as declarações feitas pelo presidente Jair Bolsonaro de que há possibilidade de estar em curso uma “guerra química, bacteriológica e radiológica” por nação estrangeira. E à Secom para informações sobre campanhas publicitárias realizadas pelo órgão.

Esta semana foi marcada pelos depoimentos do diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Antônio Barra Torres, na terça-feira, 11/05; do ex-secretário de Comunicação do governo federal, Fábio Wajngarten, na quarta-feira, 12/05; e diretor-geral da Pfizer na América Latina, Carlos Murillo, nesta quinta-feira, 13/05.

As reuniões são semipresenciais, e os depoentes são aconselhados a estarem fisicamente na CPI da pandemia. O encontro da CPI com Carlos Murillo, nesta quinta (13/5), é o oitavo desde sua instalação, em 27 de abril deste ano.

Confira os depoimentos que serão realizados neste mês, na CPI da Pandemia:

• 18/05 (terça-feira): ex-ministro das Relações Exteriores (MRE), Ernesto Araújo;
• 19//05 (quarta-feira): ex-ministro da Saúde, Eduardo Pazuello;
• 20/05 (quinta-feira): secretária de Gestão do Trabalho do Ministério da Saúde, Mayra Pinheiro;
• 25/05 (terça-feira): presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Nísia Trindade (AstraZeneca);
• 26/05 (quarta-feira): presidente do Instituto Butantan, Dimas Covas (Coronavac);
• 27/05 (quinta-feira): presidente da União Química, Fernando de Castro Marques (Sputinik V).