Covid em Roraima: Profissionais aprendem sobre técnicas maternidade

O curso é realizado durante o feriado prolongado e é voltado para médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e técnicos | Foto: Ascom/Sesau
O curso é realizado durante o feriado prolongado e é voltado para médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e técnicos | Foto: Ascom/Sesau

Saúde/RR – Ter uma equipe qualificada para atender as demandas da população é uma das prioridades na área de saúde.

É com esse propósito que o Governo de Roraima, por meio da Sesau (Secretaria de Saúde), tem mantido o trabalho de aprimoramento dos profissionais que atuam nas unidades hospitalares, na capital e no interior.

No HMINSN (Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth), o feriado prolongado é dedicado à capacitação dos profissionais que atuam na linha de frente no enfrentamento ao Coronavírus (COVID-19).

O treinamento sobre “Manejo Clínico da paciente com Covid 19 – em pronação e prevenção de lesão por pressão” – é realizado na área de isolamento respiratório do Hospital e envolve as equipes médicas, de enfermagem, fisioterapia e técnicos, que estão no cuidado direto com a paciente acometida pelo Coronavírus (COVID-19).

Segundo a diretora técnica, Fernanda Pimentel Fernandez, o foco é envolver toda a equipe e garantir que os profissionais tenham todo o conhecimento necessário para atender as demandas de forma rápida e eficiente, adequando o cuidado da melhor maneira possível para a paciente.

“As gestantes precisam de um atendimento diferenciado, envolvendo a pronação [virar o decúbito da paciente pra tentar com que ela faça uma expansão maior do pulmão, e na gestante é um pouco mais difícil por conta do bebê, pra evitar sofrimento fetal]. Desta forma, o objetivo é buscar outras técnicas que acoplem a paciente em posições que não prejudiquem o bebê, mas que aumentem a facilidade da respiração”, esclareceu a diretora.

Ela ressalta que todos os profissionais devem aprender qual é a melhor abordagem das gestantes com Coronavírus.

“Percebemos que o tratamento precoce tem sido muito importante, e as medidas certas, praticadas no momento certo, fazem toda a diferença; então a equipe tem que estar em sintonia, para identificar qualquer sinal de evolução do quadro clínico e acionar a equipe médica no momento certo e, desta forma, evitar qualquer gravidade ao quadro da paciente”, reforçou.

De acordo com o diretor administrativo, Rafael Queiroz da Silva Sena, que integra a gestão da Maternidade, os treinamentos continuarão ocorrendo no mês de julho e outros assuntos serão abordados.

“Estamos vivendo uma realidade nova por conta dessa doença que apresenta cenários diferentes a cada momento. Por isso, é importantíssimo que a equipe esteja sempre pronta para atender as necessidades. A nossa intenção é melhorar, cada vez mais, a qualidade do atendimento ofertado às pacientes e capacitar nossos profissionais para a aplicação de diversas técnicas que antes não faziam parte da nossa rotina é fundamental”, complementou”, complementou.