ESPECIAL PUBLICITÁRIO

Covid e a relação com os alimentos em fase de isolamento social

Zukka Brasil | AM
Escrito por Zukka Brasil | AM

O sistema imunológico é responsável pela defesa do organismo, ele atua contra invasores externos, que podem ser bactérias, fungos e vírus. Quando esse sistema é afetado, as chances de contrair algum desses microrganismos são maiores.

Diante desse atual estado de pandemia da Covid-19, especialistas recomendam que o cuidado com a imunidade e algumas práticas podem ser essenciais para ajudar nessa prevenção.

No entanto, é importante frisar que não existe nenhum alimento ou vitamina capaz de combater o novo coronavírus, porém alguns alimentos que ingerimos podem fortalecer o nosso sistema imunológico.

O bom funcionamento do sistema imunológico ajuda a combater infecções, mas não dificulta a contaminação em si. Ajudando nosso organismo a se defender da infecção. Muitas vitaminas e sais minerais exercem ação antiviral e todas podem ser encontradas em alimentos que devem ser prioridade nesse momento.

De acordo com o nutricionista do Sistema Hapvida, Igor Oliveira, a alimentação precisa ser reforçada com alimentos que ajudam na imunidade.

“A alimentação no Covid tem papel fundamental na modelação da imunidade, então é muito importante que tenhamos uma alimentação rica em nutrientes, vitaminas e minerais. Algumas específicas como vitamina C, vitamina A, zinco, magnésio, que estão presentes principalmente nos vegetais e frutas, algumas oleaginosas como magnésio, e também em carnes vermelhas e brancas, que a gente vai encontrar uma boa parte de zinco”, explica.

Confira alguns alimentos que podem aumentar a imunidade do organismo:

Frutas cítricas

Frutas cítricas como a laranja, acerola, limão e kiwi aumentam a imunidade do organismo, pois são ricos em vitamina C, um antioxidante poderoso que ajuda a aumentar a resistência do organismo.

Vegetais verde-escuros

Os alimentos de cor verde, como brócolis, couve e espinafre, possuem em sua composição um nutriente chamado ácido fólico. Ele é um dos responsáveis pela produção de glóbulos brancos, que são a defesa do nosso organismo.

Tomate

Além de combater doenças cardiovasculares, o tomate ajuda a jogar fora do organismo os radicais livres e combate o envelhecimento precoce das células.

Oleaginosas

Nozes, amêndoas, óleos vegetais e castanhas são sementes ricas em vitamina E, um potente aliado que ajuda a aumentar a atividade imunológica do organismo, principalmente dos idosos.

Leguminosas

Feijão, lentilha, ervilha e grão de bico também ajudam a aumentar a imunidade do organismo, uma vez que possuem em sua composição uma grande parte de zinco, um nutriente que combate resfriados, gripes e outras doenças que prejudicam o sistema de defesa do corpo.

E água, muita água

A hidratação é fundamental para o funcionamento do corpo, sendo vital para as células do sistema imunológico. Por isso, não espere a sede chegar: mantenha sua garrafinha sempre por perto e beba água várias vezes ao dia. Sua saúde agradece.