Destaque Saúde | AM

Covid-19: Tempo de espera por leitos no Amazonas cai para 24hr para UTI e 6hr para leitos clínicos.

Covid-29 no Amazonas | UTIs e Leitos Clínicos | Foto: divulgação SECOM
Covid-29 no Amazonas | UTIs e Leitos Clínicos | Foto: divulgação SECOM
Zukka Brasil | AM
Escrito por Zukka Brasil | AM

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) acaba de confirmar que o tempo de espera de transferência de pacientes com o novo coronavírus (Covid-19) para leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) caiu para 80% e para leitos clínicos 91%, nos últimos dez dias.

Conforme a Central Única de Regulação e Agendamento de Consultas e Exames (Cura), a espera era de cinco dias (120 horas) para leitos de UTI e três dias (72 horas) para leitos clínicos. Atualmente a espera é de 24 horas para leitos de UTI e 6 horas para leitos clínicos.

No final de janeiro, o número de pacientes com Covid-19 aguardando remoção de um leito de menor complexidade para um leito de maior complexidade era de 612.

Nessa sexta-feira (05/03), o número de chamados em espera de pacientes com a Covid-19 chegou a 37.

Os novos chamados diários abertos para transferências também tiveram redução de 86,2%, saindo do pico de 196 em janeiro para 27 nessa sexta-feira (05/03).

Neste sábado (06/03), de 12 chamados abertos para leitos de UTI do interior, cinco não tinham condições de remoção. Pela manhã a aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) com capacidade para remover oito pacientes moderados do interior também não tinha pacientes com esse perfil para poder decolar.

“Transferimos mais de 500 pacientes para fora do Estado com o apoio do Governo Federal. O Governo atuou com medidas restritivas para frear o avanço da Covid-19 e ampliou o número de leitos”. afirma coordenadora da Cura, Keila do Vale.