Tecnologia

Covid-19: Prodam garante serviços essenciais do Estado

Prodam
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Zukka Brasil
Escrito por Zukka Brasil

Em meio à pandemia do Covid-19, a Processamento de Dados Amazonas S.A (Prodam) anuncia o recebimento de novos recursos tecnológicos que vão garantir um upgrade de 60,5% nos recursos de disco físico, disco lógico, memória, CPU e servidores do seu datacenter.

A aquisição desses equipamentos foi planejada no final do ano passado, mas só agora os recursos estão disponíveis para uso. Para o diretor-presidente da Prodam, João Guilherme de Moraes Silva, o upgrade veio em boa hora e será essencial para a oferta de serviços públicos durante a pandemia do novo coronavírus.

“É natural, na nossa área de atuação, planejarmos o aumento progressivo dos nossos recursos tecnológicos. Com as últimas aquisições, vamos poder atender a todas as demandas do Estado, especialmente aquelas que dizem respeito ao combate ao Covid-19”, explicou João Guilherme.

Transformação Digital – Os novos equipamentos fazem parte do projeto de Transformação Digital que o Governo do Amazonas vem empreendendo desde o início de 2019.

“Neste momento, em que o Governo do Estado determinou quarentena no estado, é muito importante que o cidadão possa acessar serviços essenciais sem sair de casa. E isso já está funcionando, basta ver os atendimentos que estão sendo realizados pelo Detran-AM (Departamento Estadual de Trânsito), de forma totalmente on-line”.

Outros serviços digitais já estão em fase avançada de desenvolvimento estarão disponíveis em breve. É o caso do projeto de Repositório Arquivístico Confiável do Governo do Estado do Amazonas.

“Esse projeto prevê o desenvolvimento de uma solução tecnológica que possibilite o tratamento arquivístico de documentos públicos, visando auxiliar a recuperação, avaliação, classificação, proteção, preservação, guarda e digitalização de documentos permanente de todos os órgãos estaduais. Todo esse material ficará armazenado no Datacenter da Prodam”, informa João Guilherme.