Saúde | RR

 COVID-19  Governo de Roraima inicia testagem em massa da população

Testes em Massa - Roraima - foto Eides Antonelli
Zukka Brasil | RR
Escrito por Zukka Brasil | RR

O Governo de Roraima iniciou neste sábado, 29, a primeira fase de testagem em massa da população, com realização de testes rápidos para detecção da COVID-19. A ação é coordenada pela Sesau (Secretaria de Saúde) e conta com o apoio da Cruz Vermelha em Roraima.

Os serviços ocorrem simultaneamente no Hipermercado Atacadão, com testes para o público em geral, e na sede do Clube de Futebol do São Raimundo, com testes para jogadores e seus familiares. Até esta tarde, foram realizados mais de 800 testes.

De acordo com o secretário adjunto da Saúde, Armando Santos, este é o ponto de partida da testagem em massa em Roraima. “Faremos testagem na capital e no interior. Distribuiremos testes para os municípios, justamente para sabermos como estamos em relação à pandemia. Essas informações são fundamentais para decisões de governo, como retorno dos alunos às escolas e abertura do restante do comércio, entre outras”, afirmou.

“Estamos no momento em que nossa situação epidemiológica ainda demanda cuidados. Embora tenhamos números apontando para uma queda, não podemos nos descuidar. Já vimos outros estados que tiveram uma redução no número de casos e voltaram a registrar crescimento. Não queremos isso”, garantiu.

O servidor público federal David Fiuza Fialho foi ao hipermercado fazer compras e aproveitou a oportunidade para realizar o teste. Ele acredita que é preciso testagem massiva para identificar o rastro da doença e evitar a propagação. “É isso que tem que ser feito. Acho que a melhor forma é testar em massa para saber quem está com COVID-19 e isolar, mesmo que não apresente sintomas. Isso gera melhor eficiência no combate à doença”, disse.

Parceria na ação

Também parte da ação no hipermercado, a Coordenação Roraimense da Cruz Vermelha Brasileira marcou presença, levando informação ao público e distribuindo panfletos e álcool em gel. Segundo a coordenadora geral da Cruz Vermelha em Roraima, Marcele Castro, com a testagem, vai ser possível mapear grupos de pessoas assintomáticas.

“Fomos solicitados através do secretário de Saúde para apoiar a ação. Trouxemos informações sobre como se prevenir, como lavar as mãos adequadamente, e trouxemos também álcool em gel para doar. É satisfatório percebermos que a Sesau se propõe a atender a população, identificar e combater o coronavírus, porque algumas pessoas não foram em busca de realizar os testes, a exemplo dos assintomáticos. Então é importante saber realmente quantas pessoas testaram positivo”, frisou.

No São Raimundo

Jogadores e familiares, diretores e comissão técnica do Clube também foram atendidos com os testes rápidos. De acordo com o diretor social do São Raimundo, Ubirajara Magalhães, a testagem é fundamental para a continuidade dos trabalhos nos próximos dias.

“A testagem do nosso elenco profissional, da criançada da escolinha, das meninas do futebol e dos garotos do futsal é fundamental. Respeitamos os protocolos pré-estabelecidos pela Federação Roraimense, Confederação Brasileira de Futebol, isso porque o São Raimundo vai inicia a disputa pelo Campeonato Brasileiro da Série D. Esse apoio do Governo de Roraima é muito importante”, ressaltou.

Últimos números

Conforme o Boletim Epidemiológico dessa sexta-feira, dia 28, o Estado contabiliza até o momento  84.036 notificações para a COVID-19, de acordo com os critérios de definição de caso do Ministério da Saúde. Destes, 43.299 foram confirmados, sendo 8.548 por RT-PCR e 34.751 por teste rápido; 40.737 foram descartados, sendo 7.632 por RT-PCR e 33.105 por teste rápido.

SECOM RORAIMA – Jornalista Wesley Oliveira