Mundo

Covid-19: Estados Unidos aprovam uso emergencial da vacina da Pfizer

Pfizer BioNTech Covid-19 Vacinação | Foto: Internet
Pfizer BioNTech Covid-19 Vacinação | Foto: Internet
Zukka Brasil
Escrito por Zukka Brasil

A agência de regulação de medicamentos dos Estados Unidos, Food and Drug Administration(FDA ), aprovou ontem (11) à noite a liberação do uso emergencial da vacina contra a covid-19 produzida pelas companhias farmacêuticas Pfizer e BioNTech.

Em sua decisão, a FDA entendeu que o imunizante da Pfizer “atende aos critérios legais para emissão nos EUA” e que “a totalidade dos dados disponíveis fornece evidências claras de que a vacina pode ser eficaz na prevenção da covid-19”.

Até então, apenas quatro países haviam aprovado uso da vacina da Pfizer: Reino Unido, Canadá, Bahrein e México. Após o anúncio, o presidente dos EUA, Donald Trump, postou um pronunciamento em sua conta no Twitter, enaltecendo a decisão. “Nosso país atingiu um milagre da medicina”, disse.

A FDA classificou a aprovação como um marco significativo no combate à doença. “A autorização do FDA para o uso de emergência da primeira vacina covid-19 é um marco significativo na luta contra esta pandemia devastadora que afetou tantas famílias nos Estados Unidos e em todo o mundo”, disse o comissário da FDA, Stephen M. Hahn, em comunicado publicado no site da agência.