Saúde | AM

Covid-19: Em entrevista a UOL, diretor da Samel destaca tomografia no diagnóstico precoce

Ricardo nicolau
Ricardo nicolau
Zukka Brasil
Escrito por Zukka Brasil

Ricardo Nicolau, diretor do grupo Samel, destacou a importância da tomografia computadorizada no diagnóstico precoce do Covid-19.

Sua participação no UOL Debate virtual, nesta terça-feira (28), ele afirmou que esse método pode fazer a diferença contra o coronavírus e evitar o colapso do sistema de saúde.

Para Nicolau, a tomografia computadorizada do tórax é eficaz como método complementar de diagnóstico, segundo estudo publicado na revista Radiology, assinado por pesquisadores holandeses e chineses.

O exame de imagem tem sido implementado na rotina diagnóstica para a identificação da doença, devido ao fato do vírus ser responsável por diversas alterações pulmonares, comuns a grande parte dos portadores.

Além disso, a tomografia mostra-se como uma alternativa frente à disponibilidade limitada de kits de testes virais, disse Nicolau.

“Precisamos fazer também o diagnóstico através do teste molecular PCR ou da tomografia de forma precoce. Estamos vendo que, quando o tratamento e o acompanhamento são feitos de forma precoce, menor é a condição de o paciente ir para o respirador ou se hospitalizar”, disse Nicolau.

Segundo ele, foi esse exame que lhe permitiu o tratamento adiantado do coronavírus, diagnosticado no último dia 22.

Segundo o diretor da Samel, existem três fases importantes na batalha contra a doença: o isolamento, o diagnóstico precoce e o acompanhamento médico para evitar a hospitalização.

“Se não cumprirmos com essas fases, podemos ter um milhão de leitos de UTI que não vamos conseguir suportar. Então, temos que agir de forma muito enérgica, muito rápida nas fases da doença, para diminuir o impacto”, disse.