Destaque Saúde | AM

Covid-19: Com queda na taxa de ocupação Wilson Lima aplica normalidade na rede estadual de saúde

Hospital Delphina Aziz - Foto: Diego Peres
Hospital Delphina Aziz - Foto: Diego Peres
Escrito por Zukka Brasil | AM

Com queda na taxa de ocupação de leitos para Covid-19, o governador Wilson Lima autorizou a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) a reorganizar a rede estadual de saúde, visando a ampliação dos atendimentos de causas não relacionadas à Covid-19.

Entre as mudanças previstas está a abertura do Hospital Delphina Aziz, referência para o tratamento de Covid-19, também para outros tipos de atendimento, incluindo cirurgias e exames.

O anúncio foi feito durante a audiência pública virtual sobre o Plano de Contingência Estadual para enfrentamento da pandemia da Covid-19, realizada nesta quinta-feira (29/04), pela Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM).

A decisão leva em conta a queda na taxa de ocupação de leitos Covid-19 e o aumento na taxa de não-Covid.

Conforme os dados apresentados pela SES-AM, os leitos clínicos na rede pública para Covid-19 estão em 29 % e de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) alcançou 58%.

No momento, a SES-AM trabalha na reorganização e mantém alerta para a virada de chave nos Hospitais e Prontos-Socorros (HPSs), onde leitos Covid-19 foram convertidos para atendimento de outras causas, mas que podem ser reconvertidos a qualquer momento na rede, caso o cenário mude.

As internações dos pacientes acometidos pela Covid-19 ficarão concentradas nos hospitais Dephina Aziz e Nilton Lins.

As unidades da rede estadual já atendem, em sua maior parte, pacientes com outros agravos à saúde.

Na rede estadual, a taxa de ocupação de leitos clínicos não-Covid é de 79% e a de UTI corresponde a 77%. Os hospitais estão com pacientes fora do período de transmissão da Covid-19, que concluíram o tratamento e estão hospitalizados por outras sequelas..