fbpx
Amazonas

Conselheira Yara Lins receberá medalha Ruy Araújo nesta quarta (6)

Yara Lins
Redação
Escrito por Redação

A conselheira-presidente do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), Yara Lins dos Santos, será condecorada pela Assembleia Legislativa do Estado (ALE-AM), nesta quarta-feira (6), com a mais alta comenda do Poder Legislativo: a medalha Ruy Araújo.

A solenidade será realizada às 11h, no plenário da ALE-AM, com a presença de diversas autoridades públicas e privadas, além de servidores da Corte de Contas e familiares da conselheira.

A medalha Ruy Araújo foi instituída por meio do Projeto de Resolução Legislativa n° 01, de 13 de março de 1981 e é destinada a quem se distingue por seus méritos no meio político, jurídico ou cultural e demais segmentos da sociedade amazonense.

A condecoração à conselheira Yara Lins dos Santos foi proposta pelo deputado estadual Dr. Gomes (PSC) e foi aprovada por unanimidade pelos parlamentares do Legislativo por meio da Resolução Legislativa nº 723/2019 em reconhecimento aos excelentes serviços prestados pela conselheira ao Amazonas ao longo de mais de 42 anos de serviço público.

Trajetória

Servidora de carreira do Tribunal de Contas, tendo ingressado na Corte de Contas em 1975, como taquígrafa, a conselheira Yara Lins dos Santos é a primeira mulher a assumir a presidência, eleita em 15 de dezembro do ano de 2017 para o biênio 2018-2019.

Em sua gestão, a Corte de Contas amazonense se tornou referência no Brasil ao receber o Certificado de Garantia de Qualidade da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), que elogiou as boas práticas do TCE-AM durante auditoria nacional, além de ser referência internacional com a realização de auditorias ambientais.