Brasil Destaque

CONFIRMADO: Variante Indiana já está em São Paulo que entra em alerta máximo

Aeroporto de BSB | Foto: Internet
Foto: Internet
Escrito por Zukka Brasil

O estado de São Paulo confirmou, nesta quarta-feira (26), o primeiro caso da variante indiana do coronavírus, segundo informou o Instituto Adolfo Lutz, da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.

O paciente infectado com a cepa B.1.617.2 é um morador de Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro, de 32 anos, que desembarcou no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, no dia 22 de maio.

Até o momento, não há registro de um caso autóctone (transmissão comunitária) da linhagem indiana no estado de São Paulo. As informação são do R7.

O passageiro foi identificado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), responsável pelo monitoramento no aeroporto. O órgão federal informou à secretaria estadual de saúde sobre o teste positivo, quando o passageiro embarcou em voo doméstico para o Rio de Janeiro.

A amostra foi enviada ao Adolfo Lutz e o sequenciamento foi finalizado nesta quarta-feira.

Após ser comunicada pela Anvisa, a Secretaria de Saúde iniciou, juntamente com o município, as medidas de vigilância epidemiológica. Foi solicitada a lista completa dos passageiros do voo, além dos nomes de todos os funcionários do aeroporto, laboratório e contatos do passageiro para isolamento.

As equipes de vigilância do Rio de Janeiro também foram imediatamente notificadas para o acompanhamento do caso.

Desde o dia 14 de maio, as equipes de Vigilância Epidemiológica notificam os municípios de residência de todos os passageiros vindos da Índia que desembarcam no Brasil. A medida é uma parceria com a Anvisa.