Com elogios de Pazuello Prefeito David Almeida recepciona médicos enviados pelo MS

Eduardo Pazuello e David Almeida | Foto - Dhyeizo Lemos / Semcom
Eduardo Pazuello e David Almeida | Foto - Dhyeizo Lemos / Semcom

Saúde/Am – Em 29 dias à frente do Executivo municipal e não medindo esforços para combater os casos de Covid-19 na capital, o prefeito de Manaus, David Almeida, recepcionou nesta sexta-feira, 15 dos 108 médicos enviados pelo governo federal, para reforçar o atendimento nas unidades de saúde da cidade. David também anunciou o credenciamento, pelo Ministério da Saúde, de mais 27 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), para o atendimento exclusivo de síndromes gripais e Covid-19.

Os profissionais enviados para reforçar o quadro da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) foram selecionados por meio do programa Mais Médicos pelo Brasil, do governo federal, e ficarão à disposição do município por 12 meses.

A recepção aconteceu no auditório Isabel Victoria de Mattos Pereira do Carmo Ribeiro, localizado na sede da Prefeitura de Manaus, na Compensa, zona Oeste, e contou com a presença do ministro da Saúde, Eduardo Pazuello; do secretário de Atenção Primária, Raphael Parente; do assessor especial do ministério, Airton Cascavel; e da titular da Semsa, Shádia Fraxe.

“A vinda de 108 médicos, certamente, vai reforçar o nosso atendimento à população. Agradeço em nome da Prefeitura de Manaus todo o apoio do Ministério da Saúde e quero dizer que Manaus vai voltar a sorrir, vai voltar a ser a cidade sorriso, a cidade alegre. O povo desta cidade vai recuperar a sua autoestima. Nós estamos lutando para isso. É isso que Manaus quer, é disso que Manaus precisa”, disse David.

Com o novo quantitativo de médicos e o aumento no repasse para Manaus do piso da atenção básica do Sistema Único de Saúde (SUS), saindo de R$ 190 milhões para R$ 380 milhões – acordado na última semana após reunião entre o prefeito e representantes do governo federal -, o Ministério da Saúde também confirmou o credenciamento de 180 Agentes Comunitários de Saúde (ACS), 40 equipes de saúde família e três equipes de saúde bucal, que estarão à disposição da Semsa.

Reconhecimento

Durante a cerimônia, as ações que vêm sendo adotadas pela Prefeitura de Manaus nos 29 dias de gestão do prefeito David Almeida, durante o combate à Covid-19 foram elogiadas pelo Ministério da Saúde.

O secretário de Atenção Primária, Raphael Parente, destacou que nas primeiras visitas realizadas no início do mês às UBSs, era possível ver a deficiência no atendimento, fato que não foi encontrado nas últimas fiscalizações realizadas pela equipe do governo federal.

“Víamos filas enormes, um só médico atendendo, não havia tendas, e os pacientes estavam em pé. Em trabalho conjunto com a Semsa, já nesta semana, a gente voltou e encontrou outra realidade. Eram três ou quatro médicos atendendo. Os pacientes todos sentadinhos, muito diferente do clima muito hostil, até de agressão, que encontramos aqui. Então, também queria parabenizar a Secretaria Municipal de Saúde pelo trabalho”, disse Parente, ao frisar que nenhuma unidade de atendimento da prefeitura se encontra fechada.

O ministro Eduardo Pazuello também elogiou os esforços promovidos pelo prefeito David Almeida. Ele ressaltou a dificuldade logística enfrentada pelo Estado e afirmou que é necessário conscientizar a população da necessidade de buscar atendimento em uma UBS, logo após o surgimento dos primeiros sintomas.

“Manaus enfrenta uma nova linhagem do coronavírus. Essa nova cepa, por observação, define um contágio até três vezes mais rápido. É impossível se prever exatamente quando vai ser mais agressiva ou não, em que momento vai explodir ou não. Então, nós temos que estar prontos para o pior. É assim que funciona, além disso havia um atendimento básico deficiente. Agora, o cidadão precisa estar consciente da importância de procurar uma UBS”, concluiu.