Destaque Saúde | RR

Com apoio do Grupo Samel, hospital de campanha de Roraima concede primeiras altas

Grupo Samel
Grupo Samel | Foto: Divulgação
Zukka Brasil | RR
Escrito por Zukka Brasil | RR

Saúde/RR – Uma semana após disponibilizar profissionais do Grupo Samel, equipamentos e medicamentos, de forma gratuita, para auxiliar a montagem do hospital de campanha de Roraima, o diretor da rede de saúde privada, Ricardo Nicolau, retornou à Boa Vista (RR) para acompanhar as primeiras altas médicas da unidade, que entrou em operação no último dia 18. Nesta terça-feira (23), seis pacientes do hospital voltaram para seus lares, curados da Covid-19.

“Agradecemos a confiança de Roraima no nosso trabalho. Este momento em que o paciente recebe a alta demonstra que é possível vencer a doença causada pelo novo coronavírus. É possível vencê-la com tratamento precoce, com protocolos de medicamentos adequados, com a Cápsula Vanessa, com a ventilação não invasiva, enfim, com os mesmos cuidados com o paciente que deram certo em Manaus. Esta será sempre a nossa proposta: salvar vidas e atender às pessoas da melhor forma possível”, declarou Ricardo Nicolau.

Atendendo aos pedidos do Ministério da Saúde e de parlamentares de Roraima, o Grupo Samel levou os protocolos e tecnologias da rede para serem utilizados no hospital de campanha local, montado pela Operação Acolhida, do Exército Brasileiro. O apelo se deu após a gestão exitosa de Ricardo Nicolau à frente do Hospital de Campanha Municipal Gilberto Novaes, fruto de uma parceria público-privada que concedeu 615 altas médicas em pouco mais de dois meses de funcionamento.

A tecnologia e os protocolos da rede de saúde privada Samel se tornaram referência após a recuperação de mais de 1,4 mil pacientes nos hospitais privados da Samel e no Hospital de Campanha Municipal. O destaque ficou por conta da “Cápsula Vanessa”, mecanismo que permite a ventilação não invasiva de pacientes, evitando a entubação orotraqueal precoce.

União

O ‘corredor dos aplausos’ das primeiras altas médicas do hospital de campanha de Roraima contou a participação do Grupo Samel, representado por Ricardo Nicolau e pelo diretor-presidente da rede, Luís Alberto Nicolau, e de autoridades locais, como o governador de Roraima, Antonio Denarium, o comandante da Operação Acolhida, general Antônio Manoel de Barros, o presidente da Assembleia Legislativa de Roraima, Jalser Renier, e o deputado federal Ottaci Nascimento (SDD/RR).

Ativo na luta contra a doença em Roraima, o deputado Ottaci salientou que, por conta da parceria com o Grupo Samel, hoje a unidade tem condições de salvar vidas.

“Pudemos comprovar agora pela manhã tudo isso. Vale ressaltar que o protocolo utilizado pela Samel foi primordial. Começou a ser utilizado há aproximadamente seis dias e hoje, em tempo recorde, os primeiros pacientes já estão recebendo alta. Quero aqui agradecer ao Beto e ao deputado Ricardo, em nome do Grupo Samel, porque hoje este procedimento está salvando vidas. Cabe ao homem público cuidar de sua população e, hoje, essa sua representatividade, deputado Ricardo, o seu trabalho e a sua equipe estão salvando vidas aqui”, afirmou.